Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Sistema de QrCode para informação turística é sancionado em Búzios

Sistema de QrCode para informação turística é sancionado em Búzios

Estátua em homenagem aos Três Pescadores. | Imagem: TripAdvisor | Reprodução
Estátua em homenagem aos Três Pescadores. | Imagem: TripAdvisor | Reprodução

Ferramenta tecnológica será implantada também em áreas culturais e ambientais

O município de Búzios sancionou na segunda-feira (14) a implantação do Sistema Informativo de QrCode em áreas turísticas, culturais e ambientais. Placas com código de barra estarão disponíveis em locais específicos e poderão ser escaneadas por telefones celulares, o que facilitará o acesso do cidadão às informações.

Os locais que receberão o sistema serão: logradouros, edificações tombadas, praças, praias, monumentos, parques, trilhas, casas de cultural, esculturas e pontos turísticos em geral.

“Acho uma excelente iniciativa. O QrCode poderá dar informações diversas e, inclusive, em diversos idiomas. Me parece oportuno também ter placas para deficientes visuais”, comenta Thomas Weber, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Armação dos Búzios (Sindsol).

Os painéis de QrCode vão conter informações históricas e de relevância sobre os espaços, lugares e homenageados. Será colocado em no mínimo em três línguas, sendo elas: Português, Inglês e Espanhol.

A Lei n° 1.659 já está em vigor, e é de autoria do vereador Nilton Cesar Alves de Almeida. O município não informou qual será o investimento e quando o projeto será colocado em prática.

QrCode em placas de obras está em vigor

Em fevereiro a Prefeitura sancionou o Projeto de Lei para implantação do sistema de padronização de placas com QrCode, que indicará o detalhamento das informações sobre as obras públicas realizadas e que estão em andamento no balneário. O código levará moradores e visitantes ao Portal de Transparência da Prefeitura, no qual, haverá informações sobre a obra que está ocorrendo. O primeiro local que recebeu a inovação foi a Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, em Manguinhos.

O Projeto de Lei foi aprovado na Câmara Municipal de Búzios em dezembro de 2021. Essa proposta é do executivo, mas o assunto já havia sido discutido na cidade em agosto do mesmo ano, quando os vereadores Raphael Braga e Gugu de Nair elaboraram um projeto que foi aprovado pela Câmara, porém vetado pelo prefeito Alexandre Martins. À época ele alegou custos aos cofres públicos. A discussão foi retomada em um novo projeto e aprovada.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)