Menu

Cidades

Cidades da Costa do Sol programam retomada das festas de fim de ano em áreas públicas

Imagem: Observatório do Terceiro Setor | Reprodução
Imagem: Observatório do Terceiro Setor | Reprodução

Carnaval ainda está em fase de discussão pelos municípios da região

Com o avanço da imunização contra a Covid-19, algumas cidades da Costa do Sol têm programação para o Natal e Réveillon. A tradicional abertura natalina, com enfeites e luzes, já começa esta semana em Macaé, Iguaba Grande e  Rio das Ostras. Os municípios da região também planejam uma virada de ano com fogos de artifício, mas os detalhes ainda estão em discussão. O Carnaval é dúvida para as prefeituras, porque grande parte dos municípios aguarda a evolução da pandemia para debater sobre o assunto. 

Búzios

O município de Búzios planeja o “Natal de Luz”, com apresentações do coral nos dias 10, 11 e 12 de dezembro. Durante a  programação haverá solidariedade com arrecadação de alimentos não perecíveis para doar a projetos sociais sem fins lucrativos do município. Para a iluminação natalina a Prefeitura informou que ainda está em trâmites administrativos para a viabilizar e que em breve haverá mais informações. Em relação ao réveillon, o prefeito confirmou a queima de fogos, mas será em locais estratégicos que ainda não foram divulgados. O município ainda não tem posicionamento em relação ao carnaval.

Rio das Ostras

O Natal de Rio das Ostras terá abertura nesta sexta-feira (3), ás 19h. Cinco pontos da cidade receberão instalações artísticas iluminadas, pontos cenográficos, árvores de natal, entre outros. Moradores e turistas poderão contemplar os monumentos instalados no Pier de Costazul, Praça da Baleia, Praça do Trevo, Praça José Pereira Câmara e Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A decoração faz parte do projeto “Rio de mãos dadas” da Fecomércio e Sesc-RJ, com apoio da Prefeitura e do Sindicato do Comércio – Sindicomércio.  

Quem chegar à cidade será recebido por uma grande árvore natalina no trevo da Avenida Amaral Peixoto, enfeitada com 68 cordas luminosas. Só na Praça da Baleia, um dos principais pontos turísticos da cidade, serão 800 metros de mangueiras de led, 15 mil microleds e 83 enfeites iluminados, adornando uma árvore de natal com quase 17 metros. O Pier de Costazul também receberá enfeites em formato de estrela com raio em 22 postes, ao longo dos seus 200 metros. Uma peça “instagramável” também será instalada no local de modo a permitir a visitantes e moradores registrarem em foto o clima natalino em frente ao mar.

Quanto ao réveillon, o município planeja uma queima de fogos, mas nada ainda foi decido com relação ao Carnaval

Macaé

Macaé fará a inauguração de enfeites de Natal nesta quarta-feira (1°), às 18h. São mais de dez pontos da cidade que vão receber as árvores iluminadas. Já em relação ao réveillon, a Prefeitura ainda está definindo uma programação, e quanto ao Carnaval ainda não foi definida uma programação em virtude do cenário da pandemia.

Igual Grande

Iguaba Grande também terá programação para o Natal, com chegada do Papai Noel na Praça Edyla Pinheiro, no Centro, nesta sexta-feira (3). O bom velhinho chegará durante a Feirinha Criatividades da Terra, que terá edição especial de final de ano durante os finais de semana. Além disso, a casa do Papai Noel será montada na Casa de Cultura e poderá receber os visitantes de sexta a domingo, das 9h às 23h. A programação para réveillon está sendo elaborada pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, mas o Carnaval ainda não tem previsão, já que o município está discutindo conforme as diretrizes estabelecidas pelos decretos municipais e avanço da vacinação.

Cabo Frio

A montagem de decoração para o Natal em Cabo Frio já iniciou. O Forte de São Matheus, Convento Nossa Senhora dos Anjos, Capela do Morro da Guia e a Igreja Matriz já receberam a iluminação natalina. A abertura oficial do Natal no município será dia 12 de dezembro. A Praia do Forte, na altura da Avenida Nilo Peçanha, e o Museu do Surfe, na Praça da Cidadania, vão ganhar espaços intragamaveis, no qual, os visitantes poderão tirar fotos para as redes sociais. Haverá também uma árvore de 23 metros que será montada na Praça Porto Rocha. Em conjunto com a ONG Mar Sem Lixo e comerciantes locais, haverá também uma árvore sustentável de oito metros. A Avenida Nossa Senhora da Assunção, além de pontos no Jardim Esperança e Tamoios também receberão iluminação natalina.

O município também terá um Concurso de Decoração Natalia, o Cabo Frio Natal Sol, podendo participar: casas, prédios e condomínios residenciais e também os imóveis comerciais que tenham a fachada ou vitrine voltadas para a rua. Haverá três categorias: Fachada de Imóvel Residencial; Fachada de Imóvel Comercial; Vitrine de Imóvel Comercial. O resultado do concurso será divulgado no dia 4 de janeiro.

A Prefeitura também informou que a programação para a alta temporada, incluindo Réveillon e Carnaval, está vinculada ao cenário da pandemia. Para o Réveillon a estimativa é que o município receba cerca de 800 mil visitantes, com a previsão da ocupação hoteleira para o fim de ano de 95%. Para a virada do ano novo haverá três palcos para apresentações de artistas locais, que serão montados um no Jardim Esperança e dois em Tamoios, não haverá queima de fogos na Praia do Forte.

O município disse também que a Prefeitura vem realizando reuniões com a Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf) para discutir o carnaval. Se caso seja confirmada a programação, os blocos poderão realizar as atividades até as 20h em trajetos que serão aprovados com prévia. Além disso, será definido os protocolos necessários durante o período para evitar propagação do coronavírus.

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo ainda não decidiu em relação a nenhuma das datas.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Búzios é finalista no prêmio Melhores do ano da gastronomia 2024

Búzios recebe o 3º Encontro de Numismática de 24 a 25 de maio

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos