Menu

Cidades

Prefeitura de Búzios e Sepe Lagos negociam volta às aulas segura

Aulas presenciais terão início nesta segunda-feira (16). Foto divulgação.
Aulas presenciais terão início nesta segunda-feira (16). Foto divulgação.

Durante a reunião, representantes das instituições conversaram sobre condições das unidades e protocolo de saúde    

Em reunião realizada na terça-feira (10), representantes do Sepe Lagos e da Prefeitura de Búzios discutiram sobre protocolo de segurança para a volta às aulas, prevista para a próxima segunda-feira (16).  Durante a reunião, representantes das instituições conversaram sobre condições das unidades e protocolo de saúde. Apesar da organização da Secretaria de Educação em retomar as atividades presenciais com revezamento dos alunos, a preocupação dos profissionais da área é com as estrutura das unidades de ensino, a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os servidores que atuam nas unidades de ensino e com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19.  

Em vídeo postado no Instagram oficial do Sepe Lagos, o coordenador geral do Sindicato, Augusto Rosa, explicou o andamento das negociações para uma retomada com segurança, iniciadas na semana passada, quando o governo abriu espaço para ouvir as demandas do colegiado, que até então não havia ocorrido nesta gestão. 

“Vamos fazer uma reunião em breve com a Secretaria de Saúde para debater todos os pontos que nós achamos que faltam para segurança nas escolas. Na semana que vem, na sexta-feira, vamos fazer uma vistoria em conjunto com a Secretaria de Educação para verificar as adaptações das escolas, principalmente em relação a ventilação e adaptações físicas”, adiantou.  

Participaram da reunião o prefeito Alexandre Martins, representantes da Secretaria de Saúde, Secretária de Educação, Vigilância Sanitária e da Procuradoria.

Estado de greve

A Greve Pela Vida foi encerrada no dia 4 de agosto quando o município atendeu o pedido da categoria para negociações. Entretanto, a categoria se mantém em “estado de greve”, ou seja, os trabalhadores que estavam desempenhando apenas atividades remotas, recusando-se ao trabalho presencial, retomaram todas as atividades laborais. Mas, segundo o colegiado, caso não sejam garantidas condições para uma eficaz prevenção de contágios nas aulas presenciais a greve poderá ser retomada.

Volta às aulas

A Prefeitura divulgou nesta quarta-feira (11) que vai seguir todos os protocolos sanitários para que professores e estudantes possam retornar com segurança às aulas presenciais. O retorno está programado para a próxima segunda-feira (16).

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia idealizou um calendário realizando um rodízio de todas as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o 4º ano do Curso Normal.  Das 23 escolas do município, 19 funcionarão no sistema de rodízio com aulas presenciais e as demais continuarão no formato remoto

Unidades Escolares que retornarão às aulas presenciais:

Em 16 de agosto:

* Colégio Municipal Paulo Freire;
* INEFI;
* Escola Municipal João José de Carvalho;
* Escola Municipal Profª Lydia Sherman;
* Escola Municipal Ver. Antônio Alípio da Silva;
* Escola Municipal Ver. Emigdio Gonçalves Coutinho;
* Escola Municipal José Pereira N. Júnior;
* Escola Municipal Eliete Mureb de Araújo Góes;
* Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas;
* Escola Municipal Profª Eulina de Assis Marques;
* Escola Municipal Profª Regina Maria da Silveira Ramos;
* Escola Municipal Profº Darcy Ribeiro;
* Escola Municipal Profª Cilea Maria Barreto;

Em 06 de setembro:

* Creche M. Nair da Conceição Gonçalves Pereira;
* Creche M. Ivonete Costa Trindade;
* Creche M. Marly Quintanilha de Souza;
* Creche Escola Municipal Maria Amélia de Souza;
* Creche Profª Maria Rita Coelho Novelino;
* Creche M. Ernestina Santanna Quintanilha;

A escolas que não retornarão as aulas presenciais antes de outubro são:

* Creche Escola Municipal Laurinda S. Conceição;
* Escola Municipal Eva Maria Conceição Oliveira;
* Escola Municipal Manoel Antônio da Costa (Mudinho);
* Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira.

Acesse aqui para conhecer o protocolo de reaberturas das escolas.

Licitação Nicomedes Theotônio Vieira

A Prefeitura marcou para o dia 25 de agosto, às 10h, a tomada de preços para contratação da empresa que vai realizar a obra da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira. O edital está disponível no Portal da Transparência, na sala da Comissão Especial de Licitação. 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Ambulantes de Búzios terão de realizar recadastramento anual

São Pedro disponibiliza pontos de coleta para doações ao Rio Grande do Sul

Empresários de Rio das Ostras podem participar de sessão de negócios gratuita

São Pedro oferece gratuitamente órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção