Pular para o conteúdo
Pesquisar
Degradê com CSS

Setor produtivo discute descarbonização em simpósio no ABC

Setor produtivo discute descarbonização em simpósio no ABC
Setor produtivo discute descarbonização em simpósio no ABC

Soluções para reduzir emissões, tornar processos produtivos mais sustentáveis e ampliar a adoção de práticas ambientais estarão em pauta no Simpósio de Sustentabilidade e Descarbonização, promovido pelo Instituto Socioambiental Chico Mendes, que será realizado no dia 9 de junho (terça-feira), às 15h, no IBIS em São Bernardo do Campo (SP). O evento reunirá especialistas para discutir iniciativas voltadas à preservação ambiental, gestão de resíduos, combustíveis, infraestrutura e educação ambiental.

A programação abordará experiências voltadas à redução de impactos ambientais, ao uso mais eficiente de recursos naturais e à adoção de tecnologias capazes de contribuir para processos produtivos mais sustentáveis.

Entre os participantes confirmados estão Júlio Cesar, comandante do 1º Batalhão de Polícia Ambiental de São Paulo; Igor Alessandro Serra, coordenador ambiental do Grupo Dedini; Patrick Dias Marques, responsável técnico da Visafértil Fertilizantes Orgânicos; Eduardo Abutara, diretor comercial da Teccom Indústria Química; Emerson Oliveira, engenheiro automotivo; e Gabriel Oliveira da Silva, responsável ambiental da FBS Construtora e SOEBE Construtora. A mediação será conduzida por Célia Maria Maia, diretora técnica e auditora do Instituto Nacional de Pesquisa em Resistência Antimicrobiana (Inpra).

Entre os destaques da programação estão as ações desenvolvidas pela Polícia Militar Ambiental de São Paulo para prevenção e combate a queimadas irregulares e descarte inadequado de resíduos, além de debates sobre racismo ambiental e seus impactos em comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Também serão apresentadas iniciativas relacionadas à reciclagem de resíduos orgânicos como ferramenta para a descarbonização do solo e tecnologias voltadas à redução da poluição atmosférica associada ao uso de combustíveis e equipamentos pesados.

Outro tema em pauta será a aplicação de soluções para minimizar emissões em operações de infraestrutura e pavimentação, setor que busca alternativas para tornar suas atividades mais alinhadas às exigências ambientais e às metas de sustentabilidade.

Além das palestras, o Instituto Socioambiental Chico Mendes apresentará novos projetos voltados à elaboração de inventários de gases de efeito estufa (GEE), relatórios de sustentabilidade e programas de educação ambiental desenvolvidos com apoio da iniciativa privada.

Segundo os organizadores, a proposta é promover um ambiente de troca de conhecimento e experiências entre especialistas, empresas e profissionais interessados em práticas sustentáveis capazes de gerar benefícios ambientais e sociais de longo prazo.

"O debate sobre descarbonização precisa avançar da teoria para a prática. Nosso objetivo é apresentar iniciativas que demonstram como é possível reduzir impactos ambientais, fortalecer a competitividade das organizações e impulsionar uma economia mais sustentável e inovadora", comentou Vito Passera, diretor-presidente do Instituto Socioambiental Chico Mendes.

A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis em: SIMPOSIO DO INSTITUTO CHICO MENDES

Serviço:

Evento: Simpósio de Sustentabilidade e Descarbonização

Data: 9 de junho de 2026

Horário: 15h

Local: Praça Samuel Sabatini, 222 – Paço Municipal – São Bernardo do Campo (SP)

Participação gratuita mediante inscrição prévia.

Os participantes receberão certificado oficial de participação.

Sandro Peixoto

Sandro Peixoto, jornalista, cronista de Búzios, foi repórter em O Perú Molhado

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Proposta une tombamento do Poço do Jorge e protagonismo caiçara na preservação cultural de Búzios

Venda geral do Rock in Rio 2026 começa nesta segunda com expectativa de alta procura

Casos de síndrome respiratória grave acendem alerta no Rio e reforçam importância da vacinação

Macaé anuncia mais de 800 vagas de emprego e concentra oportunidades em setores offshore e serviços

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]