Menu

Cidades

Aviação privada lança campanha para transportar órgãos para transplantes

Aviação privada lança campanha para transportar órgãos para transplantes
Aviação privada lança campanha para transportar órgãos para transplantes

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conta, atualmente, com mais de 66 mil pessoas aguardando por um órgão para transplante; e metade destes pacientes – dos quais 60% crianças – morre antes de ser atendida. Neste contexto, o tempo de transporte de um órgão doado se torna crucial. Atualmente, estima-se que de 30% a 40% da oferta de órgãos seja descartada por falta de transporte aéreo adequado.

Com o objetivo de mudar esse cenário, o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), lançou a campanha “TransplantAR”, que visa engajar os proprietários de aeronaves privadas a transportar órgãos para transplante, aumentando a agilidade do atendimento, sem custos para o sistema de saúde.

O lançamento da campanha ocorreu nesta segunda-feira (18/12), na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Na ocasião, o diretor-presidente da ANAC, Tiago Pereira, entregou ao presidente do IBA, Francisco Lyra, uma manifestação da agência esclarecendo que não há obstáculos jurídicos para operador privado participar da iniciativa que salva vidas humanas.

O presidente do IBA e autor da iniciativa, Francisco Lyra, ressaltou a importância da campanha: “A cada dia, 160 pessoas morrem esperando por um transplante, um número comparável a um desastre aéreo diário, porém silencioso e sem manchetes. Considerando as dimensões do nosso país, o tamanho da frota de aeronaves privadas e a importância do transporte aéreo para encurtar distâncias e tempos entre doadores e receptores de órgãos, acreditamos que muitas vidas podem ser salvas se for possível engajar os proprietários dessas aeronaves e fomentar esse tipo de transporte”.

Para Tiago Pereira, da ANAC, a mobilização é um exemplo de cooperação entre operadores da aviação em benefício da sociedade. “Estamos muito satisfeitos em poder dar o respaldo técnico necessário para garantir a segurança dessa iniciativa e contribuir para colocar a aviação, meio de transporte rápido e seguro, a serviço de uma causa de valor inquestionável para o nosso país”, afirmou.

A Concessionária CCR Aeroportos, primeira a aderir formalmente ao projeto de apoio logístico da aviação geral ao transporte de órgãos para transplantes, esteve presente na reunião. Também participou do evento o membro do Departamento de Transplante Cardíaco da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Ronaldo Honorato.

Sobre o IBA

O Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à produção de estudos e relatórios sobre a aviação civil brasileira, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor.

Mais informações sobre a campanha do IBA em: https://transplantar.institutoaviacao.org/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras