Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque
  • STF decide nesta quarta-feira novo prefeito de Cabo Frio

STF decide nesta quarta-feira novo prefeito de Cabo Frio

O cenário político nacional é um dos mais conturbados do mundo e não seria diferente da Região dos Lagos. Uma decisão da Justiça pretende mudar os rumos das prefeituras de Cabo Frio e Rio das Ostras. O Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (01) decidiu por não limitar o alcance de uma decisão tomada pela própria corte em outubro de 2017, que aplica o prazo de 8 anos de inelegibilidade previsto pela Lei da Ficha Limpa também a candidatos condenados antes de 2010, quando a lei foi sancionada. A punição vale para candidatos condenados por abuso de poder econômico ou político.

Nesta quarta-feira (07), o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na 4ª sessão ordinária com início previsto para às 14h a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5619), com pedido de medida cautelar, em face do parágrafo 3º, do art. 224, do Código Eleitoral, introduzido pelo art. 4º da Lei nº 13.165/2015, que estabelece a hipótese de novas eleições no caso de decisão da Justiça Eleitoral, com trânsito em julgado, que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidatos eleitos em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados.

Com a ADI passando pelo STF, em caso de cassação do diploma do primeiro colocado, em cidades com até 200 mil eleitores, quem assume o cargo é o segundo, não havendo necessidade de nova eleição. Em Cabo Frio a situação está bem intensa e o prefeito pode ser retirado de seus cargos, Marquinho Mendes.

Marquinho Mendes está em Brasília nesta terça-feira (06). Ele esteve em visita oficial nos ministérios do Turismo e do Esporte para tocar projetos que estão em andamento na cidade. Na tarde da última segunda-feira (05), o prefeito se reuniu com os secretários para discutir a situação política dele e do governo. Em tal reunião teriam saído os nomes de três pessoas para a sucessão de Marquinho Mendes, caso ele tenha o mandato cassado. Seriam eles: Aquiles Barreto, Kamylla Mendes e Luís Geraldo.

Os moradores de Cabo Frio seguem sem saber o rumo da cidade. Alguns já consideram uma nova eleição e fazem especulações, outros acham que a situação, mesmo se mudar o prefeito, continuará do mesmo jeito.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)