Pesquisar
Menu
Degradê com CSS

Região dos Lagos tem cinco projetos selecionados para premiação nacional de educação oceânica

Iniciativas de escolas de Arraial do Cabo, Araruama e Saquarema estão entre as 50 escolhidas pelo Instituto Coral Vivo; professores receberão menção honrosa em novembro
Projetos de educação oceânica de escolas da Região dos Lagos são selecionados para reconhecimento nacional.
Cinco iniciativas de escolas de Arraial do Cabo, Araruama e Saquarema receberão menção honrosa do Instituto Coral Vivo I Foto: Divulgação

Cinco projetos desenvolvidos em escolas públicas da Região dos Lagos estão entre os 50 selecionados no primeiro Edital de Boas Práticas em Cultura Oceânica, promovido pelo Programa Literatura Atlântica, do Instituto Coral Vivo. Arraial do Cabo concentra três iniciativas selecionadas, enquanto Araruama e Saquarema têm uma cada. Os professores apresentarão os trabalhos nos dias 6 e 7 de novembro, no Rio de Janeiro, durante um encontro nacional em que receberão menção honrosa.

As iniciativas utilizam literatura, arte, experiências sensoriais e atividades de investigação para aproximar estudantes de diferentes faixas etárias do conhecimento sobre o oceano, a biodiversidade e a preservação ambiental.

Em Arraial do Cabo, a professora Coriane de Mello Derze, da Creche Municipal Stella Fraga, desenvolveu atividades inspiradas no livro Grude-Grude. O trabalho envolveu bebês e crianças pequenas em leituras mediadas, experiências sensoriais e produções com materiais recicláveis e elementos da natureza. O projeto terminou com uma apresentação das atividades às famílias.

No Jardim de Infância Municipal Professora Emília Corrêa de Macêdo, a professora Mariana Cardoso Ribeiro de Andrade utilizou as obras Grude-Grude e A Casa de Todos os Ninhos para investigar os habitats da região com alunos da pré-escola. As crianças construíram ninhos com galhos, folhas e sementes e produziram um painel coletivo sobre a biodiversidade local.

Já na Escola Municipal Francisco Luiz Sobrinho, a professora Mariana Barreto de Mendonça trabalhou com estudantes do 6º ao 9º ano a importância da ressurgência, fenômeno oceanográfico que contribui para a produtividade pesqueira da região. O projeto incluiu uma visita ao Museu Oceanográfico da Marinha e resultou na produção de um livro coletivo.

Literatura, teatro e educação ambiental mobilizam estudantes

Em Araruama, a professora Rocksane Veiga de Jesus, da Escola Municipal Lucio Nunes, coordenou atividades que integraram literatura e diferentes linguagens artísticas. Os estudantes produziram uma peça teatral baseada em Tá Limpo!, um telejornal inspirado em Um Planeta Dançarino e um jogral sobre a água, participando também da elaboração de roteiros, figurinos e cenários.

Em Saquarema, a professora Marcely Costa Leal, da Escola Municipal Luciana Santana Coutinho, envolveu estudantes de diferentes etapas de ensino em atividades com os livros Tá Limpo! e Um Planeta Dançarino. O trabalho foi concluído com a realização de um Corredor Cultural no Dia Mundial do Meio Ambiente, reunindo as produções desenvolvidas ao longo do projeto.

O edital do Programa Literatura Atlântica selecionou 50 iniciativas de 12 estados brasileiros, distribuídos pelas cinco regiões do país. A proposta é reconhecer práticas pedagógicas que utilizam a literatura como ferramenta para desenvolver a cultura oceânica e ampliar o conhecimento sobre a relação entre sociedade e ambiente marinho.

O encontro nacional conta com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Sandro Peixoto

Sandro Peixoto, jornalista, cronista de Búzios, foi repórter em O Perú Molhado

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Leandra Lopes denuncia ameaças de procuradora de Macaé após críticas a publicações discriminatórias

Ação do PSD por segundo turno no Rio tem nova movimentação no STF e mobiliza apoiadores

República de influencers

Prefeitura de Macaé encaminha à Procuradoria caso de ataques atribuídos a servidora; OAB também repudia declarações

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]