Pesquisar
Menu
Degradê com CSS

Primavera chega com dias mais longos e previsão de chuva no Sudeste

Estação começa às 21h05 desta terça-feira (22) e marca a transição para o período chuvoso; calor e temporais também estão entre as características dos próximos meses
Flores em destaque em imagem ilustrativa da primavera, estação que começa em 22 de setembro no Hemisfério Sul.
Primavera começa nesta terça-feira (22), às 21h05. O equinócio marca o fim do inverno e o início de dias progressivamente mais longos. Foto: Divulgação.

A primavera começa às 21h05 desta terça-feira (22), pelo horário de Brasília, trazendo dias mais longos e mudanças no regime de chuvas em parte do Brasil. A chegada da estação é marcada pelo equinócio, fenômeno astronômico que encerra o inverno no Hemisfério Sul. Enquanto a luz do dia ganha espaço, o aumento da umidade vinda da Amazônia favorece a retomada das chuvas no Sudeste, principalmente a partir de outubro, com possibilidade de temporais e períodos de calor intenso.

A mudança tem hora marcada, mas não acontece de uma só vez na paisagem. O equinócio ocorre quando o Sol, em seu movimento aparente, cruza o equador celeste de norte para sul. Nesse mesmo instante, começa o outono no Hemisfério Norte.

A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que as estações do ano resultam da inclinação do eixo da Terra e do movimento do planeta ao redor do Sol. Essa combinação altera a distribuição da luz solar entre os hemisférios ao longo do ano.

No equinócio, dias e noites têm duração aproximadamente igual. A partir daí, no Hemisfério Sul, os dias ficam progressivamente mais longos e as noites, mais curtas. O processo continua até 21 de dezembro, às 18h50, quando começa o verão e ocorre o dia mais longo do ano nessa metade do planeta.

A mudança também pode ser observada no horizonte. Nos equinócios, o Sol nasce aproximadamente na direção leste e se põe na direção oeste. Ao longo dos meses, esses pontos se deslocam, acompanhando a posição aparente do Sol no céu.

Chuva e calor

Além de transformar a duração dos dias, a primavera marca a transição entre os períodos seco e chuvoso, especialmente no centro do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que a circulação de umidade da Amazônia se intensifica durante a estação, contribuindo para o aumento das chuvas no Centro-Oeste, no Sudeste e em parte da Região Norte.

A mudança deve se tornar mais perceptível a partir de outubro. De acordo com o meteorologista Fabio Pinto da Rocha, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o tempo seco característico do outono e do inverno em parte dessas regiões tende a dar lugar a pancadas de chuva, que podem ser acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

A primavera também pode registrar os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que favorece períodos prolongados de chuva em áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia.

O calor é outra característica da estação. A elevação gradual das temperaturas pode intensificar ondas de calor, aumentar o desconforto térmico e favorecer a formação de tempestades quando massas de ar quente encontram frentes frias. Durante períodos de temperaturas elevadas, a orientação é reforçar a hidratação, usar proteção solar e evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, com atenção especial a crianças, idosos e animais domésticos.

A retomada das chuvas também influencia a agricultura, permitindo o início do plantio das principais culturas de verão em grande parte do país.

Associada ao florescimento e à renovação da paisagem, a primavera se estende até dezembro. Entre o aumento das horas de luz, o retorno gradual das chuvas e os contrastes de temperatura, a estação anuncia a chegada do verão sem que as mudanças no tempo ocorram de forma uniforme em todo o território brasileiro.

Sandro Peixoto

Sandro Peixoto, jornalista, cronista de Búzios, foi repórter em O Perú Molhado

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Cabo Frio avança com obras de drenage na Avenida Independência em Tamoios

Búzios debate Plano Verão em audiência pública nesta quarta (23)

Cine Bardot estreia “Coração Selvagem” e anuncia novo bar em Búzios

Primavera chega com dias mais longos e previsão de chuva no Sudeste

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]