Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Instituto de Arquitetos defende humanização em obras de revitalização do Centro de Búzios

Instituto de Arquitetos defende humanização em obras de revitalização do Centro de Búzios

Entidade acompanha de perto trabalhos que acabam de completar um mês

As obras de revitalização do Centro de Búzios completaram um mês nesta quinta-feira (22), sob o olhar atento de instituições de controle social da sociedade civil. Nesta semana, arquitetos e urbanistas acompanharam o prefeito Alexandre Martins em uma visita às ruas que estão sofrendo as intervenções feitas pela equipe da Secretaria de Obras e Projetos.

A presidenta do núcleo buziano do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Kátia Pirá, destacou para a reportagem da Prensa que a entidade faz parte de um grupo com outras instituições da sociedade civil que fez uma série de sugestões para a Prefeitura, parte de um documento entre ao prefeito. Ela afirmou que os trabalhos seguem da forma esperada, mas dividiu a responsabilidade pelos apontamentos com outras instituições.

“Os profissionais que fizeram o projeto também são arquitetos e urbanistas, e isso é muito importante. Mas não é apenas o IAB que está envolvido nessa questão, o documento teve uma série de entidades que fazem parte do Fórum de Entidades Civis de Búzios, o Fecab’’.

Sobre a obra em si, a presidenta do IAB de Búzios defendeu que seja aplicado um modelo que não privilegie apenas o comércio, mas também o morador.

“Essas intervenções não podem levar em consideração somente a parte comercial, mas também o pedestre e o morador, que é o que dá vida àquela área’, defendeu.

No encontro, o prefeito ouviu o conceito da IAB em relação às modificações que estão sendo realizadas nas ruas para adquirir mais acessibilidade, como: uso de material, questões técnicas no uso das calçadas e nivelamento das ruas. Segundo a Prefeitura, as obras de rede de esgoto e drenagem já estão em fase avançada nos locais.

Entre os apontamentos recebidos, sobre o calçamento e o uso dos materiais adequados para não descaracterizar o Centro.

“É muito importante essa discussão saudável entre nossos arquitetos e a iniciativa privada para chegar num melhor resultado possível. Estamos abertos para ouvir as sugestões e colocar nossas ideias. Búzios precisa ter esse olhar para acessibilidade”, disse o prefeito.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos

Divulgação

Dia mundial do Pilates com aulão à beira mar em Búzios

1

Búzios Jazz Festival oferece oficinas nos bairros Rasa e Cem Braças