Cidades da Costa do Sol celebram a 20° Semana Nacional de Museus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Conheça os museus da região e as atividades culturais programadas

A Semana Nacional de Museus celebra 20 anos, e traz o tema “O Poder dos Museus”. O reconhecimento do poder dos museus está presente nas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, além de cumprir funções sociais e criação de repertório para o futuro. Nesta semana, algumas cidades da Costa do Sol preparam programação especial para comemorar mais essa edição. As cidades que não tem museus, prepararam atividades nas casas de cultura.

Rio das Ostras

Publicidade

Em Rio das Ostras, como o Museu de Sítio Arqueológico está temporariamente fechado para manutenção, a equipe de servidores da Casa de Cultura levará o sambaqui para ser apresentado nas escolas. O intuito é aproximar a arqueologia do público em geral e possibilitar às escolas públicas e privadas o acesso à arqueologia e aos costumes dos povos pré-históricos que habitaram o município. Para agendar a visita nas escolas é preciso ligar para o número 2764.1768. As vagas são limitadas e as visitas ocorrerão nos dias 23 e 24, entre o período da manhã e tarde.

Além disso, na Casa de Cultura Bento Costa Júnior está sendo disponibilizado vídeos sobre o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, com perspectivas de várias instituições sobre a unidade cultural riostrense, até o dia 31 de maio. A Casa funciona das 9h às 18h, de segunda a sexta, e sábado das 13h às 18h.

Museu Sollar dos Mellos. | Imagem: Prefeitura de Macaé

Macaé

Em Macaé, o Museu Solar dos Mellos realiza a Exposição Fontes Históricas & Luz & Novos Conhecimentos & O Poder dos Museus. Ao longo da semana a programação está sendo variada, nos dias 19 e 20, entre às 9h e 11h acontecem as visitas mediadas para alunos da rede municipal na exposição. Já nesta quarta-feira (18), às 19h, uma Edição Especial do Curta no Museu, com projeção de filme com roda de conversa e participação de convidados. Na quinta-feira (19), às 19h, acontecerá a palestra “O Poder dos Museus”, com a Dra. Ana Lúcia Nunes Penha e o Dr. Meynardo Rocha de Carvalho.

Arraial do Cabo

Em Arraial do Cabo, há dois museus. Um deles é o Museu Castorina Rodrigues Martins, localizado na Praça da Bandeira, no Centro, e funciona de segunda a sexta das 8h às 17h; nos feriados e fins de semana abre das 14h às 19h. O outro Museus é o Oceanográfico, que fica localizado na Praça Daniel Barreto, na Praia dos Anjos. Que funciona de terça a sexta, das 14h às 18h para o público geral. Já para visitação em grupo agendados, é das 8h às 11h. Sábados, domingos e feriados funciona das 14h às 20h.

Imagem: TripAdvisor | Reprodução

São Pedro da Aldeia

Em São Pedro da Aldeia abriga o único Museu da Aviação Naval do país, que foi criado em 23 de agosto de 2000. Fica localizado na Base Aérea Naval do município, o espaço é exclusivamente direcionado à história da Aviação Naval. O local está aberto a visitação de terça a sexta das 9h às 17, fim de semana e feriado das 10h às 17h. O acervo é diverso e apresenta elementos que representam as diversas fases da Aviação Naval, contando com aeronaves originais e réplicas, equipamentos, maquetes, fotos, documentos históricos e manuais, cedidos pela organização militar do Complexo Aeronaval.

Cabo Frio

Em Cabo Frio, o Museu do Surf, localizado na Praça da Cidadania, abriga mais de 2500 peças entre itens decorativos, pranchas de surf, bodyboard, longboard, skate, pôsteres, quadros e outros itens históricos. O espaço está aberto a visitação de quinta a domingo das 17h às 20h, e visitação guiada às 18h. Dependendo do dia, a visitação guiada pode ser feita com o surfista Victor Ribas.

Maricá

Em Maricá, a Casa de Cultura recebe até o dia 30 de julho a exposição “Canto por que Resisto”, em comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna. A mostra, com curadoria de Luiz Guilherme Vergara, reúne 27 obras contemporâneas e experimentais de cinco artistas consagrados, moradores da cidade, cujas carreiras foram sucesso dentro e fora do Brasil em importantes museus e galerias. A Casa de Cultura fica localizada na Rua Álvares de Castro, n° 154. E está aberta segunda, terça e quinta das 10h às 16h. Quartas e sextas das 12h às 20h e sábado das 9h às 13h.

Imagem: Prefeitura de Maricá | Reprodução

A Casa de Cultura de Maricá, tem um prédio em estilo neoclássico erguido em 1841, tombado pelo INEPAC, no qual funciona o Museu Histórico de Maricá. Em 2023 a Prefeitura de Maricá pretende integrar o projeto “Caminho das Artes”, de iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e irá reunir outras duas-casas museus, Casa Beth Carvalho e Casa Darcy Ribeiro. Além de ter adquirido a casa que pertenceu à cantora Maysa Matarazzo, falecida em janeiro de 1977. A residência, na Praia de Cordeirinho, também será transformada em um museu em homenagem à artista.

Casimiro de Abreu

Em Casimiro de Abreu, o museu que foi a casa do poeta que dá o nome ao município, fica localizado na Beira Rio, em Barra de São João. No espaço há uma exposição permanente de algumas peças do poeta. Para celebrar a 20° Semana Nacional de Museus, o local preparou uma programação gratuita com diversas atividades. Nesta quarta-feira (18), às 19h, terá a exibição do filme “Pixinguinha: Um Homem Carinhoso”; na quinta-feira (19) terá uma Oficina de Pintura com André Bringuenti, serão duas turmas, uma às 10h e a segunda às 13h; no sábado (21) será a apresentação do Quinteto do Binguá, às 20h; e no domingo (22), às 15h, acontece o Sarau de Poesia.

Iguaba Grande

Em Iguaba Grande, nesta sexta-feira (20), acontecerá o lançamento do livro “Crônicas na Linha do Tempo de um Zé Ninguém”, do autor Helcimar Barbosa Palhano, a partir das 20h, na Casa de Cultura Simonides Guimarães, localizada na estrada do Sopotó. O local é utilizado para apresentações artísticas e culturais, cursos livres, exposições e saraus.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

Ex-bbb, Juliette Freire, a nova Nazaré Tedesco

Sextou com uma notícia maravilhosa para o bolso dos cidadãos do estado do Rio de Janeiro

Cinco atrizes com histórias em Búzios

Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, promove Festival de Tênis de Mesa neste fim de semana

MPRJ e Polícia Civil realizam operação contra organização criminosa de compra e venda de combustíveis através de empresa fantasma

Lucy Alves é a grande atração do Arraiá de Maricá neste fim de semana