Núcleos são inaugurados no Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher, comemorado também nesta quarta-feira (25)
Municípios da Região dos Lagos passarão a ter núcleos de auxílio especial à mulher nas delegacias. Nesta quarta-feira (25), 127° DP, em Búzios, terá a inauguração do Departamento de Atendimento à Mulher.
O novo órgão terá a abertura em homenagem ao Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher, que é comemorado também nesta quarta-feira (25). A inauguração, que está prevista para às 16h, contará com a presença de responsáveis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e do Centro Especializado de Atendimento A Mulher (Ceam).
Em Arraial do Cabo, a cidade também terá um Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam). O órgão será formado por um grupo especializado em atender os casos de agressões, inclusive sexuais, contra as mulheres. De acordo com a polícia, o objetivo é promover um atendimento reservado às vítimas, com uma sala própria, principalmente em situações mais críticas, e dar às mulheres o acolhimento que necessitam em um momento de vulnerabilidade.
“Nos últimos meses, viemos lutando em Arraial do Cabo contra a violência doméstica, tipo de crime com muita incidência aqui na região. Aceleramos as investigações para levar os agressores mais rapidamente à Justiça, interrompendo o ciclo de violência, e montamos uma equipe dedicada a acolher as vítimas, com um olhar mais atento e cuidadoso. A chegada do Núcleo, através do DGPAM, é uma conquista para a cidade, pois, além de oficializar nosso trabalho, o fortifica ainda mais”, afirma a delegada de Arraial do Cabo, Patrícia Aguiar.
O Nuam foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (25). Segundo dados da Polícia Civil, de maio a outubro deste ano, 77 inquéritos foram instaurados para apurar casos de Maria da Penha e 64 agressores foram indiciados, em Arraial.
A Prensa reforça que casos de violência de qualquer tipo, devem ser denunciados. Disque 180 (Disque-Denúncia), 100 (Disque Direitos Humanos), ou 190 (Polícia Militar).