O Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, voltou a sediar grandes eventos esportivos após sua ampla reforma. Macaé é uma das sedes da Brasil Soccer Cup 2025, maior competição de futebol de base nas categorias Sub-14 e Sub-16, que acontece entre os dias 8 e 15 de março.
A competição reúne 32 equipes de diversas partes do país, proporcionando visibilidade para jovens atletas e fortalecendo o cenário esportivo local. A maioria dos jogos ocorre no Moacyrzão, que foi reinaugurado em dezembro de 2023 após reformas que modernizaram sua infraestrutura, gramado e instalações para atletas e torcedores.
Impacto para o esporte em Macaé
O secretário de Esportes, César Maillet, ressaltou a importância do evento para a cidade:
“Estamos muito felizes em receber a Brasil Soccer Cup, que traz visibilidade para Macaé e também ajuda a revelar novos talentos para o futebol brasileiro”, afirmou.
A competição, organizada pela Liga Macaense de Desportos e supervisionada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, distribuiu as equipes em oito grupos, com partidas decisivas a partir desta quinta-feira (12), quando ocorrem os jogos das oitavas de final. As quartas de final serão na sexta-feira (13), a semifinal no sábado (14) e a grande final acontece no domingo (15).
Entrada solidária e formato da competição
Os jogos são abertos ao público, e a entrada é solidária: para assistir às partidas, basta levar 1 kg de alimento não perecível.
As partidas têm dois tempos de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos. Em caso de empate, cada equipe recebe um ponto e disputa uma série de três pênaltis para definir o vencedor, que recebe um ponto extra.
Grupos e equipes participantes
A Brasil Soccer Cup conta com clubes de peso e projetos sociais voltados para a base do futebol brasileiro. Confira a divisão dos grupos:
- Grupo A: Flamengo, CT El Elyon, América e Niterói
- Grupo B: Fluminense, Verdão Austin, Ajax Macaé e Ação
- Grupo C: Cruzeiro, 11 de Abril, Fortaleza e Carapebus
- Grupo D: Atlético Mineiro, Projeto Formar, Criciúma e Goytacaz
- Grupo E: Vasco da Gama, Búzios FP, AE Independente e Arraial do Cabo
- Grupo F: Botafogo, Uirapuru, Serra Macaense e FC Estrela
- Grupo G: Internacional, Santos AFAP e AE Piscinão de Ramos
- Grupo H: Palmeiras, Itaboraí, Canto do Rio e Talentos Matogrossense
Modernização do Moacyrzão
A reforma do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo contemplou:
- Substituição de revestimentos e esquadrias
- Melhorias na rede de drenagem
- Construção de nova cobertura para a tribuna
- Pintura geral das instalações
- Instalação de quatro novas torres de iluminação