Os vereadores Miguel Alencar (União) e Rodolfo Machado (SD) se reuniram com o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues, nesta quarta-feira (29). O encontro que aconteceu na Câmara Municipal teve como objetivo tratar sobre a recuperação dos equipamentos culturais da cidade.
Entre os assuntos discutidos em reunião, destacam-se a reabertura do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb e a reforma do Espaço Torres do Cabo. De acordo com o vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Miguel Alencar, outros espaços culturais estão da mesma maneira, sem manutenção ou até mesmo vandalizados como o Forte São Mateus, que precisa de um estudo e planejamento.
O Espaço Torres do Cabo, que fica próximo à Praia do Forte, foi declarado Patrimônio Cultural do Município de Cabo Frio por meio da Lei 2.940, sancionada em 6 de julho de 2018, e atualmente está fechado.
No encontro foi firmado um compromisso de recuperação de todos os equipamentos culturais da cidade. A emenda impositiva do presidente da casa legislativa de R$298.380,00 votada em 2021 para o orçamento de 2022 foi destinada para a revitalização de diversos espaços culturais. Foram 17 emendas impositivas, uma para cada vereador. Desta maneira, os parlamentares indicaram a aplicação de recursos do orçamento, sendo 50% destinados à saúde e os outros 50% a outros órgãos e entidades da administração municipal.