Pular para o conteúdo
Search

Vereadores autorizam compra de vacinas contra a Covid-19 para Búzios

Vereadores autorizam compra de vacinas contra a Covid-19 para Búzios | Foto: Reprodução/Redes sociais

O projeto foi aprovado em regime de urgência especial e será encaminhado para sanção, passando a vigorar com a publicação da lei.

Na sessão desta terça-feira (16), a Câmara de Búzios, autorizou, por unanimidade, a compra de vacinas de imunização ao Covid-19 para o município. No entanto, de acordo com o vereador Rafael Braga (PDT), o Executivo ainda não mandou nenhum plano estratégico de como vai ocorrer a compra das doses para o município. Enquanto não for formalizado pelo Executivo, a lei aprovada está apenas autorizando, mas sem de fato ocorrer a compra.

O Projeto de lei 18/2021, de autoria dos nove vereadores, permite que o governo municipal compre vacinas, não fornecidas pelo Programa Nacional de Imunizações; além de permitir que o Poder Executivo participe de consórcios com estados e/ou municípios da federação e remaneje livremente os créditos da Lei Orçamentária Anual 2021 para aquisição dos imunizantes.

O projeto foi aprovado em regime de urgência especial e será encaminhado para sanção, passando a vigorar com a publicação da lei.

Durante a discussão da matéria, os vereadores ainda ressaltaram a importância do município antecipar a vacinação com a compra de imunizantes, tanto para a saúde da população quanto para a economia e Turismo locais.

Vale lembrar que na sessão da última quinta-feira (11), a Câmara Municipal havia retirado a pauta dos projetos que autorizam a compra de vacinas para o município, mesmo com o aumento de número de pessoas contaminadas e de mortes pela Covid-19, por conta do entendimento da Procuradoria da Casa de que era inconstitucional. O que se constatou, como descrito na carta aberta da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), não proceder. A ACEB, inclusive, se colocou à disposição da Prefeitura e da Câmara de Vereadores para ajudar na aquisição de vacinas contra a Covid-19 para a cidade.

No final da tarde desta terça-feira, a Prefeitura comunicou em suas redes sociais que o prefeito assinou o pedido de intenção de compra da vacina contra a Covid-19, mas em nenhum momento citou sobre a lei municipal aprovada nesta tarde.

Segundo a publicação, a determinação da compra se deu de acordo com o texto baseado na Lei 534/2021, sancionada pelo presidente da República, e através da Medida Provisória 1.026/2021, que também recebeu aval do presidente, os estados, municípios e o setor privado ficam autorizados a comprar vacinas contra a Covid-19 com registro ou autorização temporária no Brasil.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.