Transparência da vacinação em Búzios é questionada pela população e pela Câmara

Campanha de vacinação em Búzios levanta questionamento sobre falta de transparência nas informações divulgadas

O processo da campanha de imunização contra a Covid-19 em Búzios tem levantado questionamentos na cidade. Membros da sociedade civil organizada tem cobrado respostas da prefeitura com relação à falta de transparência nas informações divulgadas e dificuldades no cadastro dos idosos para conseguir receber as doses.

Além disso, outro fator tem causado dúvidas. O governo municipal divulgou listas de pessoas que trabalham em clínicas particulares e que foram imunizadas. A relação de nomes conta com médicos e profissionais da saúde, mas também consta outras pessoas em que não há especificada a função ou cargo dentro da unidade de saúde.

Durante a sessão da Câmara Municipal que aconteceu nesta terça-feira (6), o vereador Raphael Braga apresentou o Requerimento 4/2021, que solicita ao prefeito Alexandre Martins uma relação, contendo nome, idade e data de vacinação de todos os que foram vacinados no município de Búzios até a presente data, justificando a função em caso de agentes público.

O objetivo é dar transparência à vacinação no município. “Nós trazemos aqui nesta casa um compromisso com a população, pedindo transparência a essas informações.”, disse Raphael.

O Requerimento foi aprovado por unanimidade na sessão legislativa, com isso, o Poder Executivo tem o prazo de 30 dias para respondê-lo, conforme a Lei Orgânica Municipal.

Unidades Particulares

Questionada à Prensa, a assessoria da Prefeitura explicou que o Plano Nacional de Imunização (PNI) define como profissional de saúde as pessoas que atuam nas clínicas, sendo não apenas os médicos, como também as pessoas que estão dentro das casas de saúde, atuando de alguma forma com atendimento direto ao público. Sendo assim, estes profissionais também devem ser vacinados.

Em contrapartida, as listas divulgadas até o fim desta matéria não relatam a função das pessoas que receberam as doses nas clínicas particulares.

Segundo a Prefeitura, nas unidades particulares de saúde, todo o administrativo foi vacinado, como também os dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas da prefeitura, e todos os profissionais de saúde segundo a definição do Ministério da Saúde.

A sessão da Câmara na íntegra pode ser consultada por meio do link.

Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen lisans satın al office 2019 satın al follower kaufen instagram follower kaufen porno