Pular para o conteúdo
Search

”Temos que criar atrativos para aliviar a Avenida José Bento Ribeiro Dantas”, diz arquiteta e urbanista

Em nova matéria sobre o Plano Diretor da série da Prensa de Babel, Denise Morand engrossa o coro pela ocupação do município na região de São José e Fazendinha
Denise Morand, arquiteta e ativista socioambiental - arquivo pessoal

As próximas audiências públicas para a revisão do Plano Diretor de Búzios, que não ocorre desde 2006, foram marcadas pela Prefeitura apenas para o fim deste mês, mas o assunto segue sendo tema de debate entre especialistas e estudiosos do tema. Crítica à forma como a pauta vem sendo conduzida pelo poder público municipal, a arquiteta e urbanista Denise Morand demonstra preocupação sobre as mudanças das estratégias de desenvolvimento propostas pelo Plano Diretor vigente e que são baseadas em estudos de especialistas da Fundação Getúlio Vargas.

Em entrevista à Prensa, a especialista defendeu que o mais urgente a ser feito para dar início à revisão é a análise das diretrizes e ferramentas do Plano Diretor que foram implementados com os resultados obtidos pelo monitoramento. Denise Morand acredita que os dados devem ser apresentados para que a população saiba como está crescendo a cidade para que possa participar das decisões sobre o futuro.

“Isto demora um tempo para fazer e temos que começar o quanto antes. Começamos a construir nosso primeiro Plano Diretor em 2003 e a lei foi aprovada em 2006”, observa.

A arquiteta urbanista cita entre as diretrizes estabelecidas o incentivo à ocupação da cidade para a sua porção sudoeste, tendo como eixo a estrada Cabo Frio/Búzios, conjugado com a Estrada da Fazendinha e a do antigo lixão, da Baía Formosa.

“Temos que ligar a Rasa com essa região e criar atrativos para aliviar a (Avenida) José Bento Ribeiro Dantas. O Hospital (Rodolpho Perissé) foi um dos atrativos para puxar o movimento para a região de São José, que é o centro geográfico do município e equidistante de todos os bairros. A rodoviária em São José exerceria o mesmo papel porque atrairia o comércio, os táxis, talvez um estacionamento”, explica.

Com esse primeiro mapa a Prensa levantou a discussão, em 2021, sobre possível local previso pelo Plano de 2006 para a rodoviária de Búzios, o bairro São José – Grupo Prensa de Babel

Denise afirma que as ferramentas previstas para o Plano Diretor são as regras para construir na região que permitam maior área de ocupação. Segundo a especialista, tudo foi estudado por técnicos da Fundação Getúlio Vargas, que concluíram que é preciso conter o crescimento da região da Rasa.

“É colocar rede de esgotos para os moradores que já estão lá e não trazer mais gente para uma região sem infraestrutura. E tudo isso tem que ser muito bem combinado com todos. Um time só ganha o jogo se os jogadores estiverem jogando dentro do que foi combinado. Portanto, o mais urgente é saber quais ferramentas foram usadas, coletar, atualizar e analisar dados, elaborar um primeiro texto e reunir os moradores para informar e ouvir sugestões”, conclui.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.