Menu

Cidades

Secretaria de Saúde de Cabo Frio segue sob investigação da Polícia Federal e Ministério Público por supostos desvios de recurso

policia-federal-cumpriu-mandados-na-secretaria-municipal-de-cabo-frio-263217

A Operação Exam investiga desvios na área da saúde e do combate à pandemia do Coronavírus

Imagem: Reprodução

A Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal (MPF) realizou mais uma etapa da Operação Exam, que investiga desvios de recursos na área da saúde e do combate à pandemia de covid-19 em Cabo Frio.

Na última sexta-feira (17), o órgão cumpriu dois mandados de busca e apreensão na secretaria municipal de Saúde e no almoxarifado da Prefeitura da cidade. Segundo a assessoria da Prefeitura, os policiais levaram amostras dos EPIs e documentos referentes a gestão municipal dos anos de 2016 e 2017.

De acordo com a PF, a ação é uma continuidade da Operação, que teve início no dia 15 de junho deste ano. Segundo a Polícia, os materiais apreendidos serão submetidos à análise pericial, e dentre eles, estão notas fiscais, documentos, computadores e amostras dos equipamentos de proteção individual adquiridos pela Prefeitura de Cabo Frio.

Operação Exam

Segundo o Ministério Público Federal, a investigação, que segue em colaboração com a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), já cumpriu mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Miracema, além de Serra, no Espírito Santo.

A operação começou antes da pandemia, com um procedimento do MPF, que apurava licitações e contratos para a realização de exames laboratoriais. Com a colaboração da Controladoria-Geral da União, a investigação incluiu também a aquisição e a distribuição de remédios.

Segundo o órgão, as irregularidades podem ter causado prejuízo de cerca de R$ 7 milhões aos cofres públicos.

De acordo com o procurador da República Leandro Mitidieri, “o planejamento inicial era a realização de operações após passada a pandemia, uma vez que o MPF vem se colocando a favor de medidas restritivas, inclusive, quando for o caso, do isolamento social. Mas verificou-se a necessidade da antecipação”.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos  

Megaoperação policial desmantela império do tráfico do Comando Vermelho em Búzios e outras cidades do país

Debate público sobre sustentabilidade terá presença de Marina Silva em Macaé

Búzios inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos