O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (Republicanos), decidiu não mais esperar pelo Governo do Estado e prometeu assumir as obras de asfaltamento da Estrada da Fazendinha, caso a licitação estadual não seja realizada até o fim de abril. A declaração foi dada, de forma exclusiva, para a Prensa, em entrevista concedida nesta quinta-feira (30).
A obra referente ao trecho entre a Vila Verde, da Rasa, a Estrada Búzios x Cabo Frio (no trecho da entrada da Praia das Caravelas, também conhecido como Bauer), na Baía Formosa, chegou a ser objeto da assinatura de um termo de cooperação técnica para asfaltamento e drenagem, entre a Prefeitura de Búzios e a Secretaria de Estado das Cidades, em junho do ano passado. Após as alegações de dificuldades no processo licitatório e atrasos em razão da necessidade de readequação no orçamento, por parte do Estado, conforme a Prensa publicou no dia 27 de outubro do ano passado, a declaração de Alexandre representa uma mudança de postura por parte do município.
“Estou decidindo agora, naquela expectativa que a gente tem sobre o asfalto da Fazendinha e do nosso PU da Rasa, e os dois estão sendo licitados pelo Estado. Se não fizer, eu mesmo vou começar a fazer, em maio. Se eles não fizerem, eu vou assumir e fazer”, comprometeu-se o prefeito.
As intervenções incluem toda a extensão da estrada Álvaro Elídio e rua Dracena, popularmente conhecida, como estrada da Fazendinha. Com a obra, haveria impacto nos bairros de Caravelas, Baía Formosa, Malhada, Vila Verde e Rasa.
A entrevista completa com o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, vai ao ar neste sábado, dia 1º.
Trecho vital para alça que criaria novo acesso a Búzios precisa de intervenção do estado
Todavia, apesar do compromisso do prefeito, uma corrente de estudiosos de Mobilidade segue defendendo a construção de uma alça viária começando da RJ-102, passando ao largo do bairro Maria Joaquina (Cabo Frio), o que desviaria o fluxo pesado de veículos por uma área pouco habitada, reduzindo o impacto viário em uma área de maior ocupação e ainda possibilitando que se conclua o processo de ocupação organizada da área continental, como previsto pelo Plano Diretor de 2006. O trecho que corresponde ao município de Cabo Frio nçao pode ser realizado com recursos do município de Búzios,