RJ inicia testes em massa para Covid-19 nesta sexta-feira (4)

Agendamento dos testes pode ser feito pelo aplicativo ‘Dados do Bem’. O resultado fica pronto em até 72 horas

A testagem em massa para Covid-19 da população do estado do Rio de Janeiro começa na nesta sexta-feira (4). De acordo com as informações da Secretaria de Estado de Saúde RJ, as testagem vão ser feitas em três centros: no Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê, em São Gonçalo; e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda, que tem capacidade total de 1500 exames por dia. Os exames podem ser agendados a partir de amanhã pelo aplicativo ‘Dados do Bem‘. 

O agendamento dos testes pode ser feito de segunda a segunda, de 7h às 19h. O usuário receberá o dia e horário do agendamento na unidade mais próxima da sua moradia pelo próprio aplicativo. O resultado fica pronto em até 72 horas e também é disponibilizado pelo aplicativo. 

O teste aplicado será o RT-PCR, feito através da coleta de amostras no nariz. Imagem: Reprodução

A testagem vai ser voltada à pacientes sintomáticos a partir de 12 anos, entre o primeiro e o sétimo dia de início dos sintomas, além de pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados de Covid-19. O teste aplicado será o RT-PCR, feito através da coleta de amostras no nariz com uma espécie de cotonete.  Após receber o resultado, caso seja positivo para Covid-19, o paciente poderá indicar até cinco contatos familiares para realizarem testes também. 

O secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, explica que a ampliação da testagem e aumento de leitos são essenciais para o atendimento adequado à população nesta etapa. “Estamos tomando as medidas necessárias para o enfrentamento aos novos casos de Covid-19 no estado. Vamos ampliar ainda mais o número de leitos e testar o maior número possível de pessoas”, disse. 

Segundo as informações do Estado, entre as medidas do pacote de enfrentamento ao avanço do coronavírus, estão ainda a abertura de novos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19, totalizando 348 leitos exclusivos. Desse número, 112 já foram abertos nos últimos dias. Os outros leitos serão disponibilizados até o próximo dia 15, de acordo com a evolução dos casos. 

Aplicativo ‘Dados do Bem’

O usuário deve baixar o aplicativo ‘Dados do Bem’ e realizar um cadastro e responder a um questionário de auto avaliação. Imagem: Reprodução/ Internet

O Dados do Bem é uma iniciativa sem fins lucrativos, desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox. Ele combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. O Dados do Bem cria mapas de contágio e mostra os locais com maior índice de contaminação. Os resultados vão auxiliar a população e o Poder Público na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia. 

O usuário deve baixar, pelo celular, o aplicativo do Dados do Bem, realizar um cadastro e responder a um questionário de auto avaliação. A partir dos dados fornecidos, a plataforma vai indicar a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 poderá ser chamada para a realização de testes.  

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen windows 10 satın al windows 10 pro satın al