O Projeto Núcleo de Educação da Bacia de Campos (Projeto NEA-BC), juntamente com a Associação Raízes, em parceria com a Petrobrás, realiza nesta sexta-feira (25), as 18h, no Cine Teatro Rasa, bairro Rasa, em Búzios, uma plenária para discutir o Plano Diretor de Búzios. Documento que norteia o planejamento estratégico e direcionamentos de políticas públicas para a cidade, foi aprovado em 2006, e o Ministério das Cidades prevê atualização a cada dez anos.
O atraso nesta discussão é bem avançado em Búzios, e, devido a uma comunicação ineficiente do Poder Público sobre o andamento da abertura oficial do processo de revisão, os setores sociais da cidade começam a se organizar.
Os convidados para a discussão são; os arquitetos e urbanistas Daniel Proença e Denise Morand, e também o professor de Direito Administrativo na PUC –Rio e procurador do Estado do Rio de Janeiro, Augusto Werneck.
De acordo com o município, um grupo de trabalho está em formação, sob a coordenação das Secretarias de Governo e de Ambiente e Urbanismo. Oficialmente, a Prefeitura informou para à Prensa que “devido à complexidade dos temas abordados na revisão do plano”, será contratada uma empresa especializada, e o procedimento licitatório de contratação da empresa está em processo de finalização. Ainda foram informados os prazos de tramitação de cada etapa do procedimento, nem quais serão os passos do processo que, possivelmente, terá precisará de audiências públicas, antes do envio para análise e votação da Câmara.
A Prensa vai participar ativamente da discussão do Plano Diretor de Búzios, por meio do que cabe o papel social do jornalismo, com uma cobertura especial de todo o processo. Uma série especial está sendo publicada semanalmente no jornal sobre o tema.