O barco autônomo chegou em Búzios nesta sexta-feira, 08, e hoje, ele fará sua estreia nas águas da Orla Bardot, onde ocorre a competição
Búzios recebe o primeiro barco autônomo movido à energia Solar brasileiro. O projeto do engenheiro naval Lorenzo Souza, de Santa Catarina, fará sua estreia nas águas da Orla Bardot, neste sábado, 10, durante o Desafio Solar 2016.
A embarcação é composta por dois cascos, com placas fotovoltaicas, GPS, bússola e um sistema que recebe informações via satélite e indica a direção que ele deve navegar. Não há necessidade de um piloto para guiar o barco.
Participante de outras edições do Desafio Solar, o engenheiro conta que a competição foi inspiradora. “Depois de alguns anos desenvolvendo projetos com equipes do Desafio, pensei na possibilidade de criar um barco que navegasse sem piloto e que usasse energia solar para alimentar o sistema de navegação”, conta. A ideia foi compartilhada com engenheiros da Universidade Federal de Santa Catarina, que abraçaram o projeto. Com apoio financeiro da Faperj, a ideia saiu do papel e a embarcação foi construída para ser apresentada no campeonato deste ano. “Não tenho registro de nenhuma embarcação como essa no país, talvez no mundo”, comemora o engenheiro.
Veja toda a cobertura do Prensa de Babel nas matérias abaixo:
https://prensadebabel.com.br/index.php/2016/12/05/prensa-explica-estrutura-montada-na-praca-santos-dumont-e-para-o-desafio-solar-brasil-2016/
https://prensadebabel.com.br/index.php/2016/12/06/video-mais-da-competicao-de-barcos-movidos-energia-solar-em-buzios/
https://prensadebabel.com.br/index.php/2016/12/06/desafio-solar-2016-competidor-de-62-anos-morre-durante-teste-fisic/
https://prensadebabel.com.br/index.php/2016/12/08/i-congresso-do-desafio-solar-brasil-acontece-em-buzios/