Pular para o conteúdo
Search

Presidente do Sindsol reforça importância de novo acesso a Búzios pela Fazendinha

Thomas Weber diz que obra ainda não foi licitada pela Secretaria Estadual das Cidades
Thomas Weber é empresário do setor turístico de Búzios, presidente do Sindsol, foi presidente da TurisRio , participa ativamente das discussões coletivas no município da Região dos Lagos - Foto Gustavo Medeiros

Um dos nomes mais conhecidos do setor de Turismo do estado do Rio de Janeiro, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol) de Armação dos Búzios, Thomas Weber, reforçou a importância de construir um novo acesso ao município por meio da Estrada da Fazendinha, conforme está previsto pelo Plano Diretor.

O empresário disse para a reportagem da Prensa que o processo de licitação para a aguardada obra ainda não foi licitado pela Secretaria Estadual das Cidades, o que representa um atraso de quase dez meses, dado que a promessa inicial era de que a licitação seria realizada no começo do ano.
Para Weber, a construção do novo traçado é importante para tornar a malha viária buziana mais segura.

“Acredito que (a alça viária) seria fundamental não só turisticamente, como para toda economia e para calma de toda população, porque a (rodovia) RJ passa hoje pela Rasa, que é uma área com um adensamento populacional muito grande. É muito arriscado uma RJ passar num trajeto desses, com muitas casas, escolas, comércio ativo e tudo. Então fica realmente muito difícil. Na Baía Formosa também, você tem condomínios que iniciam de um lado, hotel que tem de um lado e de outro, acesso à praia que é difícil. Então eu acredito que um novo traçado para desobstruir a chegada ao município de Búzios é o ideal”, ressaltou.

O trecho em questão começa na rotatória que liga as rodovias RJ-102 e RJ-106; passando pelo Canal da Malhada; entrando à direita; atravessando Maria Joaquina e saindo na altura do Alto de Búzios, onde vai encontrar com a Estrada da Fazendinha, no antigo Bauen, no acesso à Praia das Caravelas.

Em julho deste ano o presidente do DER-RJ, Herbert Marques, esteve em Búzios e reuniu-se com representantes do Poder Público, e sociedade civil organizada, onde vistoriou o trecho que liga o bairro Cruzeiro ao “pórtico” de Búzios e também o trecho da estrada da Fazendinha – Bruninho Ximenes

Enquanto o novo acesso pela Fazendinha segue engavetado; e as intervenções para a construção de uma nova alça viária externa até São José continuam paralisadas pela Justiça, as obras de recapeamento, ampliação e de construção de uma ciclovia na RJ-102 continuam. Para o presidente do SindSol, no entanto, isso ainda é insuficiente para resolver a questão da mobilidade urbana na península.

Traçado aproximado de onde seria o inicio e termino da estrada previsto pelo Plano Diretor – Grupo Prensa de Babel

Ele observa que o novo traçado com o acesso pela Fazendinha, previsto pelo Plano Diretor, afetaria positivamente a questão logística, pois prevê uma zona de expansão comercial próxima ao IFF de Cabo Frio, área que já tem a aprovação de lotes para a construção de mercados, lojas de materiais de construção, armazéns, estoques, toda a parte de distribuição de mercadorias, onde haveria acesso de grandes caminhões, que não precisariam mais entrar dentro dos bairros em locais como Rasa, Baía Formosa e Manguinhos.

“Tanto a rotatória quanto o recapeamento da RJ-102 do trecho existente e a confecção da ciclovia e da calçada vão ajudar muito, mas não resolve. O que vai resolver mesmo é o novo traçado via Estrada da Fazendinha. Termos conforme o planejamento do Plano Diretor uma nova entrada, um novo acesso seria fundamental para todo município. Principalmente para a Rasa que teria uma estrada de boa qualidade, agora recapeada e ampliada com ciclovia e tudo mais, mas sem o trânsito pesado de uma RJ”, conclui.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual das Cidades e aguarda uma resposta para atualização da matéria.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.