Menu

Cidades

Prensa explica: Estrutura montada na Praça Santos Dumont é para o Desafio Solar Brasil 2016

solar

solarEstá sendo montado há cerca de dois dias uma grande estrutura na Praça Santos Dumont e, ao que parece, ninguém em Búzios sabia do que se tratava – choveu  pedidos na caixa de email e mensagens in box do Prensa de Babel de pessoas querendo saber o que  é que tá rolando: Trata-se da 9º edição Desafio Solar Brasil, um projeto  organizado pela ENEL (antiga Ampla), a Universidade  Federal  do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Prefeitura de Búzios que começa nesta segunda-feira, dia 05.

O Desafio Solar Brasil é um rali de barcos movidos à energia solar que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.

O projeto caracteriza-se também como o início de uma articulação internacional, pois inspira-se na Frisian Solar Challenge, competição realizada a cada dois anos na Holanda que se constitui no principal evento europeu para embarcações solares, durante o qual os participantes percorrem 220 quilômetros de canais das 11 cidades da região de Frísia, no norte do país.

A meta é que a competição brasileira articule instituições e universidades na América Latina e futuramente, corresponda a uma das etapas de um circuito internacional ampliado, não apenas restrito ao continente europeu.

Em 2 de agosto de 2012, falece o professor Fernando Amorim, fundador da versão brasileira do projeto Desafio Solar. A partir deste momento os projetos que eram administrados pelo professor foram redistribuídos entre os diversos departamentos da engenharia e laboratórios que estavam envolvidos.

O Desafio Solar Brasil é uma realização do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social / UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, em conjunto com o Lafae – Laboratório de Fontes Alternativas de Energia da UFRJ e a engenharia mecânica da UFRJ/Macaé.

A expectativa para o projeto é atraia, a cada edição, equipes representantes de diversas instituições educacionais e de centros de pesquisa do mundo inteiro, sendo esta uma oportunidade de compartilhar conhecimento e experiências sobre energia solar em um ambiente mais amigável que competitivo.

Objetivos

Promover o desenvolvimento da tecnologia.

Formar jovens, estudantes de ciências e tecnologias no uso de fontes alternativas energia.

Popularizar a cultura marítima.

Popularizar as fontes alternativas de energias.

Promover o intercâmbio entre estudantes e pesquisadores de ciências e tecnologias

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Iate Clube de Búzios elege nova comodoria

Coletivo GRIOT promove cortejo de bloco afro no Canto do Forte, em Cabo Frio neste domingo (26)

Wine in Búzios 2024 anuncia programação do festival

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos