Menu

Cidades

  • Home
  • Política
  • Prefeito de Macaé alerta para perdas do Estado do Rio caso Repetro seja aprovado

Prefeito de Macaé alerta para perdas do Estado do Rio caso Repetro seja aprovado

Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PMDB) faz novo alerta sobre avanços de projeto do Repetro na Alerj e diz que, caso seja aprovado, projeto pode entregar 30% do PIB do Rio para o Estado de São Paulo.

O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PMDB), deu novas declarações a respeito dos projetos que tramitam na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), que revogam a adesão do estado ao Repetro.

Além disso, os projetos, de autoria dos deputados Luiz Paulo (PSDB) e André Ceciliano (PT), também revisa o regime, excluindo as isenções para a fase de produção e desenvolvimento, deixando apenas os benefícios fiscais para a indústria do petróleo para a fase de exploração.

“Trocando em miúdos, estamos definitivamente entregando de mão beijada para o Estado de São Paulo 30% do PIB do Rio, mais de 100 mil postos de trabalho e a certeza de que petróleo não é maldição nem redenção, somente mais uma atividade econômica que o estado desperdiça”, escreveu Dr. Aluízio, em texto publicado pelo Jornal O Globo desta terça-feira, 27.

O prefeito lembra que a medida retrocede com os avanços conseguidos pelo setor no ano passado, com o fim do operador único, a retomada da rodada dos leilões do pré-sal e do pós-sal, a flexibilização do conteúdo local, a nova diretoria técnica da Petrobras, a despolitização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e justamente o Repetro, que foi prorrogado de 2020 a 2040 pelo Congresso Nacional.

“Nesse cenário, o estado deixa de atrair investimentos de empresas e perde aproximadamente 409 bilhões de reais em arrecadação de royalties e participações especiais. Com a perda de empregos, deixa de gerar também 8 bilhões de reais de renda por ano”, concluiu Dr. Aluízio, lembrando ainda que mais de 80% das reservas provadas de petróleo e 55% de gás estão em território fluminense.

“Se a Alerj avançar [com os projetos], o petróleo será infortúnio para nós, fluminenses”, finaliza o texto.

 

http://prensadebabel.com.br/index.php/2018/03/23/rio-das-ostras-sedia-reuniao-entre-prefeitos-e-deputados-para-discussao-do-repetro/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação

Secretaria de Saúde de São Pedro realiza mutirão de combate à hipertensão

Foto: Claudio Neves

Rio das Ostras retoma horário de vacinação de rotina e de Influenza

Divulgação

Clube de Canoa Havaiana Makaha realiza expedição no mês de junho em Paraty

Carioca de Kart - Divulgação

Jovem macaense sobe ao pódio em 4º lugar no Campeonato Carioca de Kart