Pescadores de Iguaba comemoram o renascimento da Lagoa

Trabalhadores alcançam a marca histórica de 12 toneladas de perumbeba em fevereiro, após 30 anos sem essa conquista na Lagoa de Araruama

Pescadores do município de Iguaba comemoram um feito histórico. Após efetuar a atividade durante o mês de fevereiro, os trabalhadores conseguiram pescar grandes mantas de peixes da espécie perumbeba, que chegou a um total de quase 12 toneladas. O marco não era alcançado há cerca de 30 anos.

De acordo com a Prefeitura, esta espécie vem abastecendo não apenas a cidade, como também o CEASA do Rio de Janeiro e outros estados como Ceará e Rio Grande do Norte.

Imagem: Prefeitura de Iguaba Grande

Segundo o pescador, José Ribamar Alves, mais conhecido como ‘Zé preto’ foram 20 pescadores envolvidos naquela noite e mais de 10 viagens de carro para escoamento do peixe. “É um sinal de que a lagoa renasceu. Todo mês estamos pescando diariamente uma média de 800 kg a 1.000 kg de peixe como tainha, carapeba e perumbeba. Devido a lagoa estar mais limpa, também tem aparecido carapicu e robalo”, comenta o pescador.

Nos últimos tempos, com a melhora na qualidade da água, tem se observado o retorno de várias espécies que migram do mar em direção a lagoa. Segundo o pescador e presidente da Colônia de Pescadores de Iguaba Grande, Cícero Wanderley Neto, há trinta anos Iguaba Grande nunca havia pescado tamanha quantidade dessa espécie.

Imagem: Prefeitura de Iguaba Grande

“A perumbeba é um peixe misterioso, mas, pela primeira vez, ele somou essa quantidade em nossa lagoa de forma histórica. Isso ocorreu pelo fato da água estar bem mais limpa e também porque o IBAMA tem removido os ganchos na Ponta do Ambrósio para pesca de peixes”, esclareceu Cícero.

Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen lisans satın al office 2019 satın al follower kaufen instagram follower kaufen porno