Search
Degradê com CSS

Novembro Azul:  Municípios da Costa do Sol intensificam campanha de prevenção ao câncer de próstata

Imagem: Reprodução | Filóo Saúde.
Imagem: Reprodução | Filóo Saúde.

Mês promove a conscientização para realizar exames preventivos

No mês mundial do câncer de próstata, o Novembro Azul, os municípios da Costa do Sol se preparam para intensificar as campanhas e conscientização para a prevenção e diagnósticos do câncer de próstata. Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. A única forma de garantir a cura é com o diagnóstico precoce.

Em Rio das Ostras será ampliado a oferta de vagas para os exames e consultas de prevenção. A população deve ir até à Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar um “check-up” integral e obter informações para o autocuidado e prevenção. Quem for avaliado com riscos ou sintomas de doenças da próstata será encaminhado ao urologista. O município conta com dois especialistas da área e oferta 80 vagas semanais.

Em Cabo Frio são realizadas por semana 130 consultas, com seis médicos urologistas. Os atendimentos são realizados nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras nos Postos de Saúde Watson Tavares, em Unamar, no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no bairro Braga, e no PAM do bairro São Cristóvão.

Em Macaé são realizados 100 atendimentos por semana, entre consultas e exames. Neste mês de novembro as orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento serão intensificadas nas unidades da Rede de Atenção Básica, principalmente nos polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, polos de atendimento especializado para a Saúde do Homem.

Como se prevenir

A fase inicial não apresenta sintomas, sendo que, quando começa a aparecer o tumor já está em cerca de 95% em fase avançada. Os sintomas da fase já avançada, são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Alguns fatores ajudam a identificar uma possibilidade de o homem ter um câncer de próstata, como, por exemplo, o histórico familiar de câncer de próstata, homens negros possuem uma incidência maior deste tipo de câncer e obesidade também é outro fator.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!