Menu

Cidades

  • Home
  • Região dos Lagos
  • MPRJ instaura inquérito que apura falta de atendimento psiquiátrico na rede pública de saúde de Cabo Frio

MPRJ instaura inquérito que apura falta de atendimento psiquiátrico na rede pública de saúde de Cabo Frio

Órgão investiga possível interrupção no atendimento psiquiátrico do segundo distrito, durante a pandemia do Coronavírus

Imagem: Reprodução

O setor da saúde do distrito de Tamoios, em Cabo Frio, tem sido alvo de investigação pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O órgão instaurou um inquérito civil para apurar a falta de médicos psiquiatras na rede municipal de saúde mental, durante a pandemia do Coronavírus.

A ação está sendo realizada por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Cabo Frio, após o recebimento de uma denúncia pela Ouvidoria do Ministério Público, em que, segundo o órgão, apontava uma interrupção no atendimento aos pacientes de saúde mental no Posto de Saúde Santo Antônio, no bairro de Aquarius, devido à falta de profissionais para atuar na unidade.

No processo de apuração, a Promotoria notificou a Procuradoria Geral do Município, que respondeu informando que houve desligamento de médicos psiquiatras do Posto de Saúde, mas que os serviços não foram interrompidos, e sim “adaptados”, por conta da pandemia.

De acordo com o MP, o inquérito estabelecido exige providências do município, como: fornecimento de informações sobre as medidas adotadas para a contratação de médicos psiquiatras para atendimento à população do segundo distrito, de acordo com a demanda local e com a devida comprovação das medidas; a elaboração de um plano de atendimento médico para a população; e de que maneira será realizada a comunicação com os usuários do sistema de saúde mental durante o período da pandemia, dando-se um prazo de 15 dias para que a administração municipal envie as respostas.

O artigo 2º, parágrafo único, inciso I, da Lei 10.216/01 dispõe que é direito da pessoa portadora de transtorno mental ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, compatível às suas necessidades.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos