Ministério Público Federal pede a secretaria de Saúde esclarecimentos sobre o método de divulgação das pessoas vacinadas
Após debates sobre a transparência na divulgação das pessoas vacinadas em Búzios, o Ministério Público Federal (MPF) também, por meio de um oficio, exigiu um esclarecimento da Secretaria de Saúde sobre a forma de divulgação do processo de vacinação. O documento foi emitido nesta quarta (7) e dá um prazo urgente de até 48h para a mudança.
Segundo o órgão, a secretaria de Saúde deve se manifestar sobre a situação irregular da divulgação do quadro de vacinados na cidade, que mostra funcionários de clínicas particulares imunizados e o fundamento legal, os grupos de risco e prioritários e a vacinação dos Quilombolas.
Atualmente a prefeitura divulgou os dados sem informar a quantidade de pessoas vacinadas pelos grupos de prioritários, dando apenas os números totais da quantidade de pessoas vacinadas no município.
O processo de imunização na cidade vem levantando questionamentos. A comunidade buziana cobra repostas em relação a falta de transparência nas divulgações da vacina e dificuldades no cadastro dos idosos.
Além da sociedade civil organizada cobrando resultados, a Câmara aprovou com unanimidade na sessão legislativa desta terça (6) o Requerimento 4/2021, que consiste no esclarecimento, com dados completos, sobre as pessoas já vacinadas até o momento presente.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.