Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

MPF move ação judicial contra o Iphan para conservação de acervo em Cabo Frio

Marcio Werneck. Imagem: Reprodução. (Foto: Campanha Acervo Marcio Werneck)
Marcio Werneck. Imagem: Reprodução. (Foto: Campanha Acervo Marcio Werneck)

Medida visa preservar o acervo deixado pelo falecido historiador, Márcio Werneck, localizado no loteamento Novo Portinho

O Ministério Público Federal (MPF) moveu uma ação contra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o objetivo de pedir o cumprimento da cláusula do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que tem como objetivo a guarda e conservação do patrimônio deixado pelo falecido historiador Márcio Werneck, em Cabo Frio.

Os bens, localizados no loteamento Novo Portinho, em Cabo Frio, compõem um estudo do historiador Márcio Werneck, que reuniu, ao longo de três décadas, um acervo de trabalhos técnicos e multidisciplinares, de entrevistas com pessoas ilustres e muitas já falecidas e de fotos que ainda estão em slides e negativos.

Parte desse material já foi digitalizado anteriormente e esteve no ar gratuitamente por três anos, de 2016 a 2019. Porém, ainda há uma segunda parte a ser escaneada, diminuindo a carência de fontes e lugares para pesquisa sobre a história da Região dos Lagos.

O TAC foi firmado no bojo do IC nº 1.30.009.000120/2013-65 entre o MPF, a empresa Cyrela Braga Empreendimentos Imobiliários LTDA e Penha da Silva Leite. Pela cláusula 2ª do TAC, caberia ao Iphan promover a contratação de empresa, por meio de procedimento licitatório, para higienizar, digitalizar e catalogar o acervo.

Porém, o Iphan, que reconheceu o valor representativo do acervo, não cumpriu diversas obrigações estipuladas no termo, como a manutenção do acervo e também a apresentação de relatórios trimestralmente, acerca do estágio de realização de serviços. Além disso, a parcela já digitalizada pelo instituto está atualmente por volta de 20%, bem longe do acordado.

“A atual gestão do IPHAN, apesar das reuniões realizadas, não compreendeu que se trata de TAC a ser cumprido”, destaca o procurador da República Leandro Mitidieri.

O documento na íntegra pode ser conferido por meio do link.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Cabo Frio é acusado de descarte irregular de lixo em área tombada da Fazenda Campos Novos

Búzios publica regras para festas privadas de Réveillon com exigência de autorização prévia e critérios de segurança

Casal Hugo Iurkovich e Luciana Videla são os convidados do Prensa Podcast nesta quarta (19)

Feira + Forte antecipa Black Friday e terá shows com artistas locais em Cabo Frio

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]