Search
Degradê com CSS

MPF exige dados sobre qualidade da água na Região dos Lagos

Lagoa de Juturnaíba. Imagem: Reprodução
Lagoa de Juturnaíba. Imagem: Reprodução

Órgão emite documento que cobra de concessionárias os dados da qualidade da água que é distribuída para municípios da região

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu um despacho, nesta segunda-feira (30), que exige das concessionárias Prolagos, Águas de Juturnaíba e Vigi-Águas um relatório de monitoramento da qualidade da água que é distribuída para a Região dos Lagos.

De acordo com o órgão, a medida foi realizada considerando a proximidade do verão, época em que há chuvas intensas na região e um aumento expressivo na demanda por água potável.

A determinação dá um prazo de 30 dias para que os órgãos apresentem o monitoramento de distribuição e qualidade da água, nos últimos dois anos. Para a Prolagos, o MPF também exige que a concessionária sintetize todas as medidas de monitoramento ambiental e corretivas já adotadas para garantir a estabilidade da barragem de Juturnaíba e seus barramentos secundários.

O despacho ainda faz referência ao Inea, e pede que o órgão divulgue o licenciamento ambiental da obra do dique para contenção da pilha de rejeitos na Lagoa de Juturnaíba, e apresente o monitoramento ambiental da qualidade das águas da Lagoa de Juturnaíba e dos rios afluentes, nos últimos dois anos, assim como a elaboração de um Programa de Revitalização Ambiental da bacia hidrográfica do rio São João e seus afluentes.

O documento foi elaborado por meio da Procuradoria da República em São Pedro da Aldeia, pelo Procurador da República, Leandro Mitidieri.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!