Search
Degradê com CSS

Ministério Público determina retirada do “Coração da Praia do Foguete”, em Cabo Frio

De acordo com a Prefeitura, retirada foi feita após duas notificações aos estabelecimentos responsáveis; descumprimento poderia gerar ação civil pública contra o município. Associação de hotéis repudia a ação.
coração da praia do foguete

Em atendimento a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), funcionários da Prefeitura de Cabo Frio retiraram estruturas fixas instaladas na faixa de areia e sobre a vegetação de restinga na Praia do Foguete.

A retirada foi feita nesta sexta-feira (18) por agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento e da Postura, depois de duas notificações aos estabelecimentos responsáveis, que foram ignoradas. A segunda notificação, com prazo de 24 horas, foi feita na última quinta-feira (17).

A retirada das estruturas foi acordada durante uma reunião, na última quarta (16), entre representantes da Prefeitura de Cabo Frio e do Ministério Público Federal (MPF). O descumprimento da recomendação poderia acarretar uma ação civil pública contra o município.

A Prefeitura de Cabo Frio autoriza a colocação de gazebos e de estruturas de madeira sobre trecho da calçada e da rua, nas Praias do Forte e do Foguete, que devem ser retiradas ao fim de cada dia de trabalho.

A Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio emitiu uma nota de repúdio sobre a ação.

Confira a nota na íntegra:

A Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio vem, através desta, demonstrar todo o seu repúdio a atitude do Ministério Público Federal e da prefeitura do Município de Cabo Frio, em retirar a escultura popularmente chamada de “Coração do Foguete” e as placas em madeira que prestavam o serviço de preservação da natureza nesta sexta-feira 18 de agosto.

A obra de arte foi confeccionada por um artesão local, e estava localizada na Praia do Foguete, e era comumente utilizada para fotografias dos moradores e turistas, tendo como fundo a praia. A sua existência tornou-se um ponto turístico, e uma parada obrigatória para os passeios de buggy e tours, o que ajudava com segurança local deste pedaço da praia.

O empresário Márcio Cravo, responsável pela aquisição e instalação da peça na praia, pretendia doar ao governo municipal a obra. A transação seria feita em audiência com a prefeita neste mês de agosto, mas a alcaíde desmarcou por três vezes o encontro com os membros da associação.

  • Eu pretendia doar e me responsabilizar pela manutenção, retirando da escultura inclusive, qualquer alusão ao meu comércio, destacando apenas Cabo Frio. As placas cumpriam um papel de conscientização ambiental, reforça o empresário Márcio Cravo.

O presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha lamenta profundamente a ação da prefeitura, sem nenhum tipo de conversa prévia, avaliação ou respeito com o trade turístico.

  • A gestão municipal mudou, mas a falta de diálogo com os hoteleiros, guias de turismo e turistas dessa cidade parece não mudar. Nós acreditávamos que a prefeita Magdala Furtado estaria aberta ao diálogo e era realmente diferente dos seus antecessores, compreendia e apoiava a necessidade de criarmos novos atrativos turísticos na cidade para continuarmos gerando emprego e renda, mas o que vemos com essa atitude unilateral é que os empresários do turismo permanecem sem serem ouvidos, lamenta Carlos Cunha.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!