Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Guarda Municipal interrompe Roda Cultural em Búzios

Guarda Municipal interrompe Roda Cultural em Búzios

 

Em Búzios, na Região dos Lagos, acontece em praças diversas Rodas Culturais. Em uma dessas rodas, na última terça-feira (23) na Praça do Inefi, no bairro da Rasa, foi interrompida pela Guarda Municipal. O encontro artístico, onde acontecem batalhas de rap, recitação de poesia e debates com temas ligados as políticas públicas para a juventude, acontece regularmente no local desde 2017. A Polícia Militar também foi chamada para participar da negociação.

Os jovens buscaram na internet a lei  12607/2016 para apresentar aos agentes

De acordo com os participantes, o som foi desligado e os guardas alegaram que o grupo não tinha autorização da prefeitura para o uso do espaço. Na cidade há uma lei, a 12607/2016, que garante os artistas a exercer os seus trabalhos em qualquer espaço público sem autorização do poder público.   Os participantes lembraram que não é primeira roda cultural realizada na Praça do Inefi. 

A Polícia Militar também participou da mediação entre os jovens e guarda municipal

Segundo o advogado Hamber Carvalho, que foi chamado ao local para mediar o embate, houve um conflito de atividades. “Poderia ter ocorrido manifestações artísticas sem autorização prévia como também poderia ter ocorrido a manifestação relacionada ao caso do C. M. Paulo Freire sem autorização. Mas para as duas atividades conjuntas seria necessário uma negociação com a Secretaria de Cultura e também de postura”, explicou.

O PM Brum e coordenador de segurança do município foi até o local para entender os fatos. “Havia um conflito entre o movimento SOS C.M. Paulo Freire e a Guarda Municipal. Na condição de mediador, conversando com os ativistas e o Comando da Guarda, concluímos que havia sim um conflito de eventos.”, disse.

 

Ainda segundo Brum, dois eventos estavam sendo praticados “sobre a liberdade de expressão na convocação da audiência pública na Câmara dos Vereadores nesta quinta (25), o segundo, sobre a utilização de música em logradouro público regulamentado pela legislação Municipal e que deveria ser comunicado a Secretaria de Cultura”, explicou.

O coordenador de segurança Policial Brum e membros da roda cultural

Os ânimos ficaram acirrados, mas não houve nenhum tipo de violência física. Desfeito o mal entendido  acordaram as partes em realizar apenas o ato até às 22h, o que aconteceu de forma pacifica. Os agentes municipais acompanharam o evento até o final.

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras

Divulgação

Sesc e Sindicomércio confirmam festival de  jazz e blues em Rio das Ostras e Barra de São João

Divulgação

Werner Concept Búzios oferece dia da noiva com atendimento personalizado

20240429_Hospital-Dor_001_Foto-Rui-Porto-Filho

Macaé consolida R$ 500 milhões em investimentos da Rede D’Or