Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Greve pela vida: Professores de Búzios decidem por paralisação de 72h

Greve pela vida: Professores de Búzios decidem por paralisação de 72h

Mais de 70 profissionais se reuniram por videoconferência na primeira assembleia realizada durante a pandemia

Em resposta à convocação da Prefeitura de Búzios para o retorno presencial ao trabalho, profissionais da Educação se reuniram neste sábado (6) por meio de videoconferência e decidiram pela paralisação de toda a categoria, por 72h, nos dias 08, 09 e 10 de junho. Os professores optaram pela greve por considerar irresponsável e até criminosa, a iniciativa do poder Executivo em preparar o retorno ao trabalho nas escolas num momento ainda tão crítico da pandemia. A decisão pela greve foi unânime, e a assembleia contou com representantes de quase todas as escolas da rede municipal de ensino, sendo considerada uma das maiores e mais representativas, já realizadas pelo Sepe Lagos em Búzios, reunindo cerca de 70 pessoas.

Embora neste primeiro momento a Prefeitura tenha convocado apenas parte da equipe para retorno ao trabalho presencial, chamando pessoal da área Administrativa e de Assessoramento Pedagógico, a paralisação será geral, incluindo os professores que continuam trabalhando de casa. Todos vão interromper a produção e envio de atividades para a plataforma online da Educação buziana.

Vidas em risco

Profissionais da Educação afirmam que a decisão da Prefeitura põe em risco a vida dos trabalhadores das unidades escolares e de toda a população, e de acordo com o Sepe Lagos, a meta desta greve é pressionar o governo municipal a recuar desta decisão de impor o retorno ao trabalho presencial, já a partir desta semana.

Segundo os professores, ainda não foi apresentado nenhum plano para o retorno das atividades de forma segura, e a Prefeitura não organizou a entrega de equipamentos de proteção individual, extremamente necessários neste período, nem promoveu adequações nas unidades escolares que atendam a nova realidade que a pandemia trouxe.

Informalidade na convocação chama atenção

Durante a assembleia a Prefeitura foi criticada pela maneira informal com que promoveu a convocação dos profissionais, realizada através de mensagem de Whatsapp, e também pelo fato de não discutir com a categoria sobre a forma e o momento correto para a reabertura das escolas.

Na reunião, os professores decidiram que junto com o Sepe Lagos, vão cobrar a participação ativa em qualquer nova determinação sobre o retorno ao trabalho presencial. Os profissionais da Educação querem garantias sanitárias que priorizem o bem estar de todos da comunidade escolar.

Dia de agitação nas redes sociais e nova assembleia dia 10

Nesta segunda-feira (8), o Sepe Lagos realizará um dia de agitação nas redes sociais em defesa da readmissão imediata de todos os profissionais da Educação que foram demitidos nos municípios, incluindo Búzios.

Também foi aprovada a proposta de solicitação de audiência com o governo, em caráter de urgência, com a presença de representantes da categoria, tendo como pauta, o não retorno das aulas durante a pandemia; Estratégias para o pós pandemia; Questões referentes aos demitidos; Convocação dos concursados de 2012; Aumento da contribuição previdenciária; Calendário letivo; EaD/ensino remoto.

Uma nova assembleia virtual ocorrerá na quarta-feira (10), às 11h, por meio de videoconferência para avaliar as respostas dadas pelo governo e decidir os próximos passos do movimento.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras

Divulgação

Sesc e Sindicomércio confirmam festival de  jazz e blues em Rio das Ostras e Barra de São João

Divulgação

Werner Concept Búzios oferece dia da noiva com atendimento personalizado