Menu

Cidades

  • Home
  • Eventos
  • Evento “Maternidade e Ciência”, em Macaé, aborda desafios das mães na carreira científica

Evento “Maternidade e Ciência”, em Macaé, aborda desafios das mães na carreira científica

O encontro acontece na próxima segunda-feira (28), das 13h30 às 17h, no auditório do Bloco D, da Cidade Universitária

A busca pela equidade de gênero e pela valorização do papel das mães na carreira científica ganha espaço no município de Macaé. O Parent in Science (PiS), um movimento nacional que visa apoiar mães na ciência através de políticas de suporte e ações concretas, promove o evento “Maternidade e Ciência”, que ocorrerá na segunda-feira (28), das 13h30 às 17h, no auditório do Bloco D, da Cidade Universitária.

O evento, que é aberto ao público, se propõe a discutir os desafios enfrentados por cientistas que são mães, abordando a parentalidade dentro do contexto acadêmico e científico.

O PiS nasceu da necessidade de trazer questões relacionadas à parentalidade no ambiente acadêmico. Composto por cientistas mães e pais, o movimento busca sensibilizar a comunidade científica sobre as dificuldades que muitas vezes acompanham as responsabilidades de cuidar de uma família enquanto se mantém ativo na pesquisa. O grupo também visa propor políticas de apoio e fomentar discussões em todo o Brasil.

Uma das fundadoras do PiS, a Dra. Fernanda Stanisçuaski, professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destaca a importância de trazer à tona a questão da parentalidade no meio científico. Segundo ela, embora a sensibilização seja estendida aos homens, a carga da responsabilidade muitas vezes recai mais pesadamente sobre as mães.

O evento “Maternidade e Ciência” contará com a participação da Dra. Fernanda Stanisçuaski como palestrante principal. Em sua palestra intitulada “Carreira de Docentes Mães na Universidade”, ela compartilhará insights e experiências relacionadas à conciliação da carreira acadêmica com a maternidade. Além disso, a palestra abordará as ações concretas do PiS que já resultaram em mudanças significativas no cenário científico brasileiro, como a inclusão da licença-maternidade no currículo Lattes e a consideração dos períodos de licença-maternidade em editais de financiamento.

O evento é organizado pelo Grupo Germinar, um grupo de estudos em reprodução e nascimento, apoiado pela Comissão Permanente de Desenvolvimento em Docência Universitária do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

1

Búzios Jazz Festival oferece oficinas nos bairros Rasa e Cem Braças

Divulgação

Exposição Diálogos na Galeria Arte4 reúne mulheres em Búzios

Foto: Ronald Pantoja

Búzios Jazz Festival 2024 começa neste fim de semana

Divulgação

Luau Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta sexta (3)