Escultura em Búzios homenageia empresária Adriana Salituro

Estátua de Adriana é um tributo à empresária que contribuiu para a história do Centro Gastronômico Porto da Barra

Moradores e turistas que estiverem passando pelo Centro Gastronômico do Porto da Barra, em Búzios, podem apreciar a escultura que foi inaugurada no local. A estátua eternizou a figura da empresária Adriana Salituro, uma das sócias do espaço, que no mês de agosto, aos 58 anos, em decorrência de uma doença autoimune.

A empresária homenageada era casada com o também empresário, Clemente Magalhães. Em resposta à Prensa, Clemente explicou que solicitou que a escultura fosse feita para manter viva a memória de sua esposa e contou sobre o conceito que casal construiu para o local.

“Esta escultura fui eu que mandei fazer em homenagem à minha mulher, porque ela me ajudou muito no conceito do Porto da Barra sobre definir diretrizes, para ser um lugar diferenciado, como realmente é. Como ela partiu precocemente, esta foi uma maneira de homenageá-la, para cada vez que eu passasse por lá ou que as pessoas fossem ao Porto da Barra, soubessem que ela teve uma participação relevante onde hoje é um ponto de referência de Búzios. Hoje, as pessoas tem uma outra alternativa além da Rua das Pedras, então quem quer um lugar mais tranquilo, sem multidão, vai para o Porto da Barra”.

Imagem: Divulgação

A obra, que será inaugurada em Dezembro, foi feita pela artista plástica Christina Motta, conhecida por já ter participado de exposições internacionais, e pela criação de outras esculturas públicas na cidade, como a da atriz francesa, Brigitte Bardot, localizada na principal orla da cidade, e a dos três pescadores puxando uma rede à beira mar, que fica na praia da Armação.

A ARTISTA

Christina Motta nasceu em São Paulo Brasil, em 1944. A artista passou a se dedicar à construir esculturas depois de uma viagem a Londres em 1970, onde ela acabou morando durante 21 anos.

Imagem: Reprodução

Christina já participou de exposições em Londres, entre outras, na Alwyn Gallery, na companhia de famosos escultores ingleses, tais como Henry Moore, Barbara Hepworth e Lynn Chadwick. Mais tarde ela também participou de diversas exposições em Londres e na Holanda.

Atualmente morando em Búzios, a artista tem obras em espaços públicos em vários estados do país, sendo uma das mais conhecidas, a estátua de Tom Jobim na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Comentários