Menu

Cidades

Macaé lidera captação de órgãos para transplantes na região

Fachada e Emergência do HPM. Data 30/03/2016 - Macaé/RJ/Brasil
Fachada e Emergência do HPM. Data 30/03/2016 - Macaé/RJ/Brasil

Macaé foi o município que realizou o maior número de captação de órgãos para transplantes, no quadrimestre de janeiro a abril, entre aqueles que fazem este procedimento nas regiões dos Lagos e Norte Fluminense. O município se afirma como liderança regional na área, com 7 captações,  incluindo a deste mês. Todas foram realizadas no Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM).

Este número, que representa um crescimento, comparativamente com o mesmo período do ano anterior, é fruto do trabalho das equipes da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), das unidades intensivas, do centro cirúrgico, entre outros setores do HPM.  Os procedimentos contam com a parceria com o Programa Estadual de Transplante (PET) e da Organização a Procura de Órgão (OPO Itaperuna).  O HPM faz captação de órgãos para transplantes há mais de 10 anos e as equipes foram restruturadas nos últimos anos.

“A captação de órgãos é uma ação que exige precisão, agilidade e um profundo senso de humanidade.  É por meio deste gesto nobre que muitas vidas são salvas, proporcionando esperança e uma segunda chance para aqueles que tanto necessitam. Cada doador é um verdadeiro herói, cujo legado permanecerá vivo, através do ato altruísta de oferecer vida a outras pessoas (…) A liderança regional em captação de órgãos é um motivo de orgulho para Macaé, mas também é uma responsabilidade que levamos a sério. Continuaremos a ser um exemplo de excelência”, disse a secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidade da Saúde, Mayara Rezende.

A enfermeira do Cihdott, Paula Egypto, explica que para se tornar um doador de órgãos, basta expressar esta vontade a familiares e amigos.  “Cada família é única. A abordagem é feita sempre com total transparência, respeito e empatia”. Paula enfatiza: “Um doador de órgãos pode salvar até oito vidas inteiras e ajudar dezenas de pessoas. Foram 8 famílias que disseram sim à doação, porém não houve compatibilidade para um doador. Por isso, no HPM, foram realizadas, de janeiro a maio, 7 captações.  Estamos em primeiro lugar na região, com 6 captações no quadrimestre de janeiro a abril”.

A análise comparativa foi feita entre Macaé, Araruama, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Bom Jardim e Cabo Frio.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura