Dragagem do Canal do Itajuru em Cabo Frio está em fase de licitação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Anúncio foi feito na quarta-feira (19) pela Secretaria de Estado do Ambiente

PROLAGOS 300_250_pix

Depois de anos de espera, o Canal do Itajuru, localizado em Cabo Frio, receberá finalmente a dragagem, procedimento de remoção de materiais, solo, rochas e outros tipos de resíduos sólidos do fundo das lagoas. O anúncio foi feito na quarta-feira (19) pela Secretaria de Estado do Ambiente, que informou que já está em fase de licitação.

O Canal do Itajuru é tem seis quilômetros de extensão navegável e está localizado nos municípios de São Pedro da Aldeia e, na sua maior parte, em Cabo Frio. A iniciativa beneficiará as cidades banhadas pela laguna de Araruama com a engorda das orlas com a areia do próprio Canal do Itajuru.

Esta semana o secretário Estadual de Ambiente, Thiago Pampolha, esteve em Iguaba Grande anunciou o programa Limpa Rio, que traz contribuições nas áreas ambiental, turística e econômica. Ele acompanhou o prefeito Vantoil Martins na checagem dos rios que cortam o município.

As tratativas para implantação do programa Limpa Rio no local já festão send debatidas há algum tempo e, agora, se concretizam. Em 2021, o secretário de Planejamento iguabense, Eron Bezerra, visitou o Inea, no Rio de Janeiro, a fim de demonstrar o interesse pela iniciativa.

“Estes projetos irão transformar o município de Iguaba Grande, além de valorizar e impulsionar o turismo local. É motivo de muito orgulho e honra poder anunciar essas obras que vão transformar a Região dos Lagos”, comenta Pampolha.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email