Menu

Cidades

  • Home
  • Cultura
  • Jornalista Rodrigo Cabral é premiado no Festival de Poesia de Lisboa, em Portugal

Jornalista Rodrigo Cabral é premiado no Festival de Poesia de Lisboa, em Portugal

Jornalista de Cabo Frio, editor da Sophia Editora, conquistou o 3º lugar em um dos eventos mais tradicionais do mundo

Há sentimentos que, no abismo da saudade, despencam no papel em forma de poema. Assim, a partir de memórias afetivas da infância transformadas em verso, Rodrigo Cabral conquistou o terceiro lugar da 8ª edição do Festival de Poesia de Lisboa (FPL), evento que reúne poetas de língua portuguesa em todo o mundo.

Fundador da Sophia Editora, Rodrigo Cabral cresceu entremeado pela terra do açúcar, Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, onde nasceu, e a do sal, Cabo Frio, onde foi criado desde recém-nascido. Do contraste entre o mar e a planície goitacá, guardou lembranças que acabaram compartilhadas no poema “nascimento dos curumins”, inscrito no festival.

O poema retrata a ambiência familiar do autor na cidade do norte do Rio, conhecida por ser grande produtora de cana-de-açúcar. A relação com o avô materno é o mote dos versos do autor, que costumava ser chamado carinhosamente de “curumim” pelo familiar.

As imagens poéticas geram identificação imediata para quem conhece Campos e seus costumes. Estão presentes a fuligem das épocas de queima da cana, assim como os encontros de família em que se mantém o antigo hábito de comer caranguejo juntando bolinhos de arroz e feijão com as mãos. Casa, neste caso, construída pelas mãos do próprio avô, Waldir da Silva Abreu, que dedicou a vida entre os ofícios de pedreiro, carpinteiro, marceneiro, eletricista, entre outros. Uma versão estendida do poema fará parte de livro que Rodrigo Cabral lançará no ano que vem.

A edição 2023 do concurso, que teve como homenageada a poeta brasileira Adélia Prado, contou com 171 inscritos, selecionando 23 finalistas. Os poemas participantes fazem parte da antologia intitulada A vida é mais tempo alegre do que triste, publicada pela Helvetia Edições. Criado em 2016, o FPL tem como objetivo incentivar a leitura, fomentar a democratização da palavra e valorizar a poesia em língua portuguesa.

Rodrigo Cabral é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em Cabo Frio, trabalha como editor do jornal Folha dos Lagos.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)

Os organizacores do evento: Andre Gagliano, 
Jullio Vaz e 
Zé Augustto com a relações públicas Sylvana Graça

San Island Weekend 2024: Ivete Sangalo e Claudia Leitte agitam Búzios