O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) anunciou que iniciou um levantamento técnico na RJ-102, no trecho entre o trevo de Botafogo, em Cabo Frio, e o Cruzeiro da Rasa, em Búzios. O objetivo é avaliar as condições da iluminação, identificar postes que necessitam de manutenção ou substituição de lâmpadas e verificar sistemas elétricos e possíveis intervenções estruturais para garantir a segurança no local.
A promessa do DER-RJ vem após a repercussão da escuridão no principal acesso a Búzios, amplamente criticada por moradores e motoristas. No entanto, apesar do anúncio, ainda não há um cronograma específico para a execução das melhorias, e a população segue aguardando resultados concretos.
Respostas de Búzios e Cabo Frio
Em nota, o Secretário de Serviços Públicos de Búzios, Marcelo Júnior, afirmou que o trecho compreendido entre a Rua 22 e o Cruzeiro da Rasa, sob responsabilidade do município, está com a manutenção em dia, contando com iluminação adequada, asfaltamento e demais melhorias. Contudo, ressaltou que o trecho do trevo de Botafogo está sob jurisdição de Cabo Frio, impedindo ações diretas de Búzios nesse local.
Já a Prefeitura de Cabo Frio destacou que a responsabilidade pelo trecho pertence ao Estado do Rio de Janeiro e informou que a Comsercaf, autarquia responsável pela iluminação pública no município, já protocolou dois ofícios (229/2023 e 334/2023) ao DER solicitando a instalação de iluminação na rodovia. Até o momento, os pedidos não foram atendidos, e a Prefeitura recorreu à Justiça para garantir a realização do serviço em outro ponto da região, a RJ-106, em Tamoios, onde as obras estão em andamento.
Expectativa da população
Embora o DER tenha sinalizado as primeiras etapas para resolver o problema, o anúncio carece de prazos e de garantias de execução, deixando a população em estado de espera. Moradores e turistas continuam convivendo com os riscos da escuridão em uma rodovia estratégica para o turismo e a economia local.