Para se tornar um mestre cervejeiro é necessário o domínio de várias etapas do processo produtivo de cervejas, além do conhecimento sobre classificação e características dos mais variados estilos da bebida,além de muitos anos de experiência.
Esses são alguns dos detalhes que foram ensinados durante o Curso de Produção de Cerveja Artesanal que aconteceu no último sábado (24), na Pousada Belmare, em Rio das Ostras.
O curso é oferecido pelos beer sommeliers, Janaina e Anderson Faller e nesta 9ª edição formou seis mestres cervejeiros. Durante o curso foi falado de forma profunda sobre a parte teórica da produção da bebida, aspectos históricos e apresentou também os princípios básicos da fabricação de uma cerveja caseira na teoria e na prática. Todos os participantes puderam ver, em primeira mão, e participar da produção de uma receita de cerveja exclusiva.
Eles falaram ainda sobre o mundo da cerveja, sua história, evolução, estilos de cervejas, e as escolas cervejeiras (alemã, belga, inglesa, americana, e a potencial brasileira). Além de mostrar a uso dos equipamentos do kit cervejeiro e a sanitização de cada um.
Segundo a beer sommelier, Janaina Faller, o curso é indicado para aqueles apreciadores de cerveja que querem dar o próximo passo e produzir artesanalmente a sua própria bebida.
“Ensinamos tudo o que é necessário para se produzir artesanalmente a própria cerveja em casa, distribuir para os amigos e ter um hobby interessante. Muita gente que começa a beber cerveja artesanal muda o paladar e se interessa mais. Percebemos que existe um nicho aí. E também é positivo o fato que a região está efervescente de pessoas interessadas nesse setor, principalmente Macaé e Rio das Ostras ”, comenta Janaina.
E é justamente isso que procura o Giovani Cabral, participante do curso e piloto de ROV. “Procurava fazer esse curso desde 2016, quando ele estava nas primeiras edições. Mas nunca conseguia uma folga do trabalho. Me interessei por cervejas há alguns anos e quero aprender a fazer cerveja para mim e a minha esposa e para tomar em churrascos da minha família. Me interessa muito experimentar novos sabores e aprender sobre a produção”, afirma Cabral.
Janaína Faller ressalta que qualquer um pode fazer o Curso de Mestre Cervejeiro e começar a produzir cerveja artesanal como hobby. “Damos todas as instruções para se começar. Inclusive onde conseguir o kit básico para o iniciante. Com um investimento inicial baixo é possível começar e, a partir daí, continuar se especializando cada vez mais no setor cervejeiro”, conclui.
A beer sommelier recomenda a loja Home Brewer Shop, em Rio das Ostras, que vende diversos itens necessários para a produção de cerveja artesanal em casa. Como em Macaé também há um mercado em expansão para esse nicho há o subdivisão regional da Associação dos Cervejeiros Artesanais (Acerva) que oferece um suporte diversificado.
A Acerva é uma associação sem fins lucrativos, que visa o hobby e a reunião do cervejeiro caseiro, sem visões de comércio. Em Macaé, os amigos e associados se reúnem em bares que apoiam o movimento e nas casas dos próprios participantes.