Os números da crise na nossa região são assustadores. O Caged mostrou que Cabo Frio perdeu 797 empregos formais em 2017. Araruama perdeu 691. Búzios perdeu 274 e São Pedro 107.
A crise não parece estar melhorando. Somente em maio, Búzios perdeu 119 postos de trabalho. São Pedro perdeu 25, Araruama, 24, e Cabo Frio, 107. Macaé e redondezas perderam mais 489 postos de trabalho. Números positivos ocorreram apenas em Saquarema, com 18, e Arraial, com 5.
De 2016 para 2017, faliram 98 empresas em Cabo Frio. Já em São Pedro da Aldeia, no mesmo período 51 empresas fecharam as portas. Em Arraial, foram 27.
São números oficiais. Mas os reais são ainda piores, pois muitas empresas fecharam e não oficializaram o fechamento. E muitos empregos que acabaram não estavam formalizados.
Não há um único país do mundo que tenha crescimento baseado na iniciativa privada. O que faz um país crescer hoje é INVESTIMENTO PÚBLICO, Coisa que essa ralé neoliberal que está no poder abomina.
Sabe por que o crescimento só vem do investimento público ? Se vc tivesse 10 milhões de reservas financeiras você investiria numa empresa, arriscando tudo, ou deixaria no banco rendendo, o que daria algo em torno de 50 mil reais por mês de rendimento ? O rentismo é muito mais seguro que empreender. E isso é no mundo todo.
Os reflexos de um país com mais de 14 milhões de desempregados e empobrecimento crescente já estão se refletindo no aumento da violência urbana. E os nossos dirigentes atuais, que tomaram o poder na marra e não possuem popularidade, ainda querem fazer reformas que prejudiquem ainda mais os desvalidos O apocalipse chegou e muitos não perceberam ainda.
Leia mais artigos do professor Chicão