Search

Coletivo Ponte Cultural completa 2 anos e transforma rotina de jovens de Itaboraí e São Gonçalo

Ponte Cultural
Ouça agora
Getting your Trinity Audio player ready...

Se as contestadas políticas culturais das cidade de Itaboraí e São Gonçalo são eficientes ou não, é assunto para um longo e acirrado debate. Não longe da mesa de discussão, mas construindo uma trajetória alternativa, o Coletivo Ponte Cultural completa dois anos de existência focado na coletividade, no respeito, empatia, solidariedade e com sua missão de promover o inclusão social através do acesso a cultura.

O Coletivo Ponte Cultural promove neste próximo dia (21), a partir das 17h, o Sarau Comemorativo em celebração aos dois anos de existência do projeto. As comemorações acontecerão no terraço do Mini Shopping, sede do Ponte Cultural e contará com a participação de dezenas de artistas que fazem parte desde o inicio da fundação da “instituição”.

O evento conta ainda com apresentação de alunos de musica do Ponte Cultural que estão ensaiando há alguns meses para participação no evento.

Inaugurado em 10 de Julho de 2016, o Centro Cultural está localizado no Apolo II, bairro limítrofe entre as cidades de Itaboraí e São Gonçalo, uma região totalmente desassistida pelo poder público.

Neste dois anos o projeto vem contribuindo com a cultura popular e contemporânea da região, realizando eventos, cursos, exposições, apresentações musicais, mostras audiovisuais e com um grande acervo de livros na biblioteca comunitária.

Segundo o fundador do Ponte Cultural, Marcos Moura, a região era carente de um espaço para o artista local ensaiar, se apresentar e fomentar a arte para além dos centros urbanos. “Nos tornamos ponto de referência cultural e temos orgulho desse titulo. Essa data reafirma que estamos seguindo o caminho correto. Promover a inclusão social através do acesso a cultura é o nosso maior objetivo”, disse o fundador.

Marcos Moura convida a todos para aproveitar a programação e atenta para as atividades. “Estamos organizando uma festa muito animada e diversificada com apresentações de teatro, dança, stand Up, Poesia, Literatura, entre outras”, contou Marcos Moura.

A estudante e voluntária, Isadora Carvalho, destaca a importância do trabalho que o Ponte Cultural oferece aos moradores de diversas periferias.  “Quando eu conheci o Ponte Cultural, através de um grupo de ex-alunos da Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, vi a oportunidade de agregar conhecimento a minha carreira artística e ser voluntária em algo que acredito, porque o projeto não é somente cursos ou apresentações, e sim inclusão e diversidade, é a promoção da cultura/arte para as camadas de população que sempre foram mantidas distante deste acesso. É inspirador saber que o ponte cultural está ganhando espaço e alcançando mais pessoas”, disse Isadora.

 Por  Marcos Moura 



Funcionamento –
 O Centro Cultural funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h, com aulas de danças urbanas, teatro, violão, teclado, cinema e TV, artesanato/reciclagem, desenho, grafitti entre outras.



Mensal
 –

Cineclube, todo segundo sábado do mês, das 18 às 21h

 Sarau Cultural, todo último sábado, das 18h às 22h.


Serviço: Sarau Comemorativo – 02 anos Ponte Cultural

Data: 21/07/2018

Hora: 17h às 21h

Local: Sede do Coletivo Ponte Cultural

End.: Avenida Afonso Sales, 206, Apolo II – Itaboraí

Tel.: 2623-7832 ou 98727-1417

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Fernanda Abreu levanta Búzios ao som do funk e sucessos no Claro Verão

Macaé promove credenciamento de empresas e serviços turísticos

Shopping Popular de São Pedro da Aldeia: Modelo de Sucesso e Inovação no Brasil

Quaquá defende posição sobre família Brazão; Anielle Franco anuncia medidas no PT

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima