Menu

Cidades

Cineclube de Cabo Frio exibe filme nacional e gera debate sobre opressão e sexualidade

  • Home
  • Região dos Lagos
  • Cineclube de Cabo Frio exibe filme nacional e gera debate sobre opressão e sexualidade
en_el_cine_8076488397

“Opressão e Sexualidade” é o tema do filme exibido pelo cineclube ConheCinema que vai acontecer na próxima quinta-feira (22) às 14h no Auditório Principal da Universidade Veiga de Almeida. O longa nacional, denominado Tatuagem, é do diretor pernambucano Hilton Lacerda.

Após a apresentação do longa-metragem haverá um debate pertinente a ao tema do filme, além de um sorteio de ingressos para o evento do Clube do Teatro em Cabo Frio. O evento é gratuito e aberto para toda a sociedade.

O ConheCinema é um coletivo audiovisual constituído por alunos da Universidade Veiga de Almeida em Cabo Frio, promovendo ações cineclubistas gratuitas e abertas a sociedade todo mês na instituição.

A curadoria do cineclube optou por exibir um longa-metragem da Região Nordeste do Brasil. O filme foi produzido no ano de 2013, mas a história se passa em Recife do ano de 1978. A proposta do ConheCinema é estimular a reflexão sobre a sociedade e instigar o público a consumir mais cultura local.

De acordo com o coordenador-curador do ConheCinema, Rodrigo Cintra, a opressão e a sexualidade é um tema sempre pertinente a se debater já que na sociedade ainda existe todo um tabu sobre o corpo humano e a sexualidade que tende a ser mais forte do que muitos de nós.

“O debate pretende levantar não apenas a questão da opressão da Ditadura Militar, e sim a repressão que sofremos até hoje na sociedade que constituímos. No filme, a trupe teatral desafia o poder do governo a partir da afronta aos costumes morais normatizados na época. Isso torna a sessão em um momento interessante para refletir sobre o assunto”, analisa Cintra.

Sinopse do filme “Tatuagem” de Hilton Lacerda: Recife, 1978. Durante a ditadura, Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que provoca o poder e a moral estabelecida com suas apresentações. A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo (Jesuíta Barbosa). Encantado com o universo criado pela trupe, Fininha logo é seduzido por Clécio, e começam um ardente relacionamento.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou