Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 2
  • Campanha Sob Pressão tem início no HemoRio e ajuda a arrecadar 166 bolsas de sangue

Campanha Sob Pressão tem início no HemoRio e ajuda a arrecadar 166 bolsas de sangue

Corrente de solidariedade vai envolver 120 pontos de coleta em 22 estados brasileiros

O HemoRio recebeu, nesta terça-feira (23), parte do elenco da série Sob Pressão, da TV Globo. A atriz Marjorie Estiano, que vive a protagonista Dra Carolina, doou sangue ao lado do autor do livro que inspirou o programa, Márcio Maranhão. Para celebrar a quinta e última temporada, a campanha solidária de doação de sangue vai percorrer o país. Foram arrecadadas 166 bolsas de sangue no primeiro dia da campanha.

A corrente de solidariedade vai envolver mais de 120 pontos de coleta, que estarão mobilizados em 22 estados.

O HemoRio, que é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, será um dos locais de coleta. O Dia D da campanha será no sábado (27).

“Esta ação junto com a série, que fala sobre os temas da saúde pública e também de cidadania, é um momento muito feliz . A série Sob Pressão me ajudou a dar o primeiro passo na doação de sangue. Hoje, sou doadora regular” , disse a Marjorie.

O autor do livro Sob Pressão enfatizou a importância da campanha.

“A doação de sangue é um gesto voluntário e de solidariedade muito importante no cenário da saúde pública do Brasil. Como médico, trabalhei muitos anos em emergências e via a necessidade de ter disponível esse item tão precioso que é o sangue” , disse Maranhão.

Critérios para doação

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.

Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses.

“O Hemorio está de portas abertas todos os dias da semana para receber os doadores. É a solidariedade que nos move e campanhas como essa nos ajudam a salvar vidas”, concluiu Luiz Amorim, diretor da unidade.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos