Pesquisar
Menu
Degradê com CSS

Retorno da Câmara de Macaé é marcado por debate sobre feminicídio e críticas à Enel

Vereadores defendem audiência pública sobre violência contra a mulher, cobram investimentos da concessionária e aprovam projeto voltado à saúde na zona rural
Sessão da Câmara Municipal de Macaé realizada na terça-feira (04).
Na foto, vereadora Leandra Lopes (PT). Primeira sessão do segundo semestre foi marcada por debates sobre violência contra a mulher, energia elétrica e saúde pública I Imagem - Ivana Gravina

A primeira sessão ordinária do segundo semestre da Câmara Municipal de Macaé, realizada nesta terça-feira (04), foi marcada por debates sobre o feminicídio que chocou a cidade no último fim de semana, críticas à atuação da Enel e pela aprovação de um projeto voltado ao atendimento de saúde na zona rural.

Feminicídio motiva pedido de audiência pública

A repercussão do assassinato de Tuani Maia Nascimento, de 33 anos, dominou parte dos debates no plenário.

A vereadora Leandra Lopes (PT) apresentou um requerimento verbal para a realização de uma audiência pública ainda neste mês, com o objetivo de discutir políticas públicas e mecanismos mais eficientes de proteção às mulheres vítimas de violência.

Durante a sessão, a parlamentar também lembrou o Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.

“Todos os dias, quatro mulheres são mortas no país e os números aumentaram nos últimos quatro anos. O feminicídio tem que acabar. Mas, para isso, todos precisam se engajar nessa luta”, afirmou.

O vereador Amaro Luiz (PV) defendeu a utilização da tecnologia no monitoramento das medidas protetivas concedidas pela Justiça. Segundo ele, já foi protocolado um projeto prevendo um sistema de alerta para avisar vítimas e forças de segurança em caso de descumprimento das determinações judiciais.

“Se usássemos a tecnologia para isso, Tuani ainda poderia estar viva”, declarou.

Já a vereadora Liomar Queiroz (Agir) reforçou a necessidade de ampliar ações de conscientização desde a infância e voltou a defender a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Macaé.

Vereadores voltam a criticar a Enel

Outro tema que mobilizou os parlamentares foi a atuação da Enel Rio.

Durante a Ordem do Dia, vereadores defenderam que a concessão da distribuidora de energia elétrica não seja renovada ao término do contrato, previsto para dezembro deste ano.

O debate ocorreu durante a análise do Requerimento nº 352/2026, apresentado por Leandra Lopes, que voltou a cobrar melhorias no fornecimento de energia.

O presidente da Frente Parlamentar de Fiscalização da Enel, Tico Jardim (Cidadania), afirmou que a concessionária ainda não entregou os investimentos prometidos.

“Macaé cresceu muito, mas as redes são antigas. Não podemos ficar reféns disso. Há empresas deixando de se instalar aqui por falta de estrutura elétrica”, afirmou.

Os vereadores Vicente da Fox (Solidariedade), Ricardo Salgado (MDB) e Luciano Diniz (Cidadania) também criticaram a qualidade dos serviços prestados e defenderam maior fiscalização sobre a concessionária.

Projeto amplia atendimento de saúde na zona rural

Na mesma sessão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 008/2026, que cria o programa Saúde no Campo.

De autoria da vereadora Leandra Lopes, com coautoria de Tico Jardim, a proposta busca ampliar o acesso aos serviços de saúde nas comunidades rurais do município.

Segundo a autora, o programa pretende facilitar atendimentos médicos, coleta de exames e reduzir as dificuldades enfrentadas por moradores dessas localidades.

O projeto segue agora para análise do prefeito, que poderá sancionar ou vetar a proposta.

Sandro Peixoto

Sandro Peixoto, jornalista, cronista de Búzios, foi repórter em O Perú Molhado

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Cabo Frio inicia pavimentação da Rua da Sinagoga e Tamoios supera 9 km de vias recuperadas

Igor Sardinha assume Secretaria Executiva de Economia Solidária em Macaé

Dani Martins lança candidatura nesta segunda (17) em Búzios

Festa da Padroeira movimenta Cabo Frio neste fim de semana com Celebrare, Vitinho e Paulo Ricardo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]