Menu

Cidades

Câmara de Macaé inicia discussão para criar Moeda Social e Programa de Economia Solidária

Macaé, imagens áreas. Foto: Rui Porto Filho | Prefeitura de Macaé
Macaé, imagens áreas. Foto: Rui Porto Filho | Prefeitura de Macaé

Indicação é da vereadora Iza Vicente

O município de Macaé iniciou esta semana as discussões para criação da Moeda Social e do Programa de Economia Solidária. A indicação é da vereadora Iza Vicente, que propôs ao município a elaboração de um Projeto de Lei que implante esses programas sociais.

A moeda social já é realidade em municípios como Itaboraí, Maricá e Niterói, e recentemente está em fase de desenvolvimento em Cabo Frio. O objetivo é fortalecer a economia local com o crescimento do consumo, e consequentemente gerar maior arrecadação para a cidade. Geralmente ela tem seu uso limitado territorialmente. É uma importante política pública com o objetivo de combater a desigualdade social e melhorar a vida dos habitantes locais, produzindo trabalho, serviços e bens.

A proposta do PL também está alinhada aos recentes dados divulgados pelo Boletim da Vigilância Socioassistencial de Macaé que apontam que o município possui 35.599 pessoas em situação de extrema pobreza e 6.479 em situação de pobreza.

“Queremos instituir o Programa Municipal de Economia Solidária, em Combate à Pobreza e Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé. Conhecemos a realidade do nosso município e não é de hoje que vemos notícias sobre filas de fome, insegurança alimentar e famílias em desamparo”, explica a Vereadora Iza Vicente.

Além da indicação o mandato Iza Vicente fará encontros com a finalidade de pensar políticas públicas para os combates à miséria e de assistência social a população vulnerável no município de Macaé.

“A sociedade pode ajudar a pressionar pela Moeda Social em Macaé. É fundamental que todos entendam e repassem o que é a Moeda Social, participando dos debates e ações para cobrar ao executivo”, observa a parlamentar.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Rede Mãe à Mãe participa de atividade dedicada à maternidade promovida pela Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa

Ícone das artes brasileiras, Pereio, morre aos 83 Anos

Prefeitura de Cabo Frio cria campanha para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Sal dá Jazz movimenta Praça da Matriz em São Pedro da Aldeia