Cabo Frio: Sepe Central aponta “desserviço” do núcleo Lagos após ataque racista

Sindicato se posicionou após referência racista feita pelo Sepe Lagos ao secretário de Educação de Cabo Frio. Órgão descreve o caso como “desserviço”

O caso da referência racista feita pelo Sepe Lagos (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) ao secretário de educação de Cabo Frio, Flávio Guimarães, ganhou mais um desdobramento. A Secretaria de Combate à Discriminação Racial núcleo central do sindicato publicou uma nota afirmando desacordo com o posicionamento do Lagos, que atende as cidades da baixada litorânea.

O Sepe Central ressaltou um “descontentamento com a publicação” feita. Na última semana, o sindicato realizou uma crítica ao governo municipal por meio das redes sociais, e se referiu ao secretário, que é negro, como “capitão do mato” do governo. A expressão levou a sociedade civil a interpretar o termo como sendo racista e preconceituoso, já que figura deste capitão é historicamente conhecida por perseguir, capturar e açoitar os escravos.

“Essa crítica é extremamente equivocada, sem nenhum embasamento acadêmico, além de se apresentar enquanto um desserviço para a luta do movimento negro. Uma vez que vários secretários já ocuparam o cargo da secretaria de educação de Cabo Frio, em sua maioria brancos, e nunca houve nenhuma nota criticando sua postura com adjetivos similares”, comenta o posicionamento do Sepe Central.

O órgão explicou que a nota deveria se direcionar à prática exploratória, ao invés de ser direcionada ao secretário de forma racista, uma vez que a atitude do secretário vem de encontro à exploração capitalista.

O caso também ganhou apoio da Câmara Municipal de Cabo Frio, que publicou uma nota de repúdio ao Sepe Lagos, e também do Movimento Negro Unificado (MNU), núcleo Rio de Janeiro, que se posicionou em defesa de Flávio Guimarães.

Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen lisans satın al office 2019 satın al follower kaufen instagram follower kaufen porno