Reunião começa às 18h e será transmitida nas redes sociais da Câmara Municipal.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Búzios vai realizar nesta sexta-feira (05) a partir das 18h uma reunião extraordinária, com o objetivo de debater as diretrizes e ações relativas ao esgotamento sanitário e drenagem no município, além de esclarecimentos sobre o projeto de drenagem da bacia de Tucuns.
A reunião tem como convidados o secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, o superintendente regional do Inea, diretor da Prolagos, promotor de justiça do MPE, procurador da república do MPF, vereadores e mais algumas pessoas.
A reunião será transmitida pelas redes sociais da Câmara Municipal de Armação dos Búzios.
Relembre o caso
Na semana do dia 25 de fevereiro, a praia de Tucuns voltou a ser alvo de possíveis medidas por parte do governo municipal que podem causar danos ambientais. O vereador Lorram havia anunciado que o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) autorizou o deságue de águas pluviais na praia, como parte de um plano de obras de drenagem de toda a bacia hidrográfica dos bairros Cem Braças, Tucuns, Lot. do Pórtico e São José.
Caso a medida seja efetuada, o local pode se distanciar da possibilidade de receber o selo internacional Bandeira Azul, pois resultaria na poluição, uma vez que a água depositada teria também rejeitos de esgoto.
Após repercussões negativas, o prefeito Alexandre Martins e o vereador Lorram se pronunciaram quanto à proposta de deságue de águas vindas de bairros próximos a Tucuns no mar e mostraram incoerências em suas respostas.
O Ministério Público Federal (MPF), inclusive, contestou a proposta e emitiu uma notificação à Secretaria Municipal de Obras e ao Inea, cobrando um posicionamento.