Adeus Bandeira Azul: o retorno

Proposta do governo de Búzios pode aprovar o despejo de águas vindas do bairro Cem Braças na praia de Tucuns, distanciando o local do selo Bandeira Azul

A Praia de Tucuns, em Búzios, voltou a ser alvo de possíveis medidas por parte do governo municipal que podem causar danos ambientais. Nesta semana, o vereador Lorram anunciou que o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) autorizou o deságue de águas pluviais na praia, como parte de um plano de obras de drenagem de toda a bacia hidrográfica dos bairros Cem Braças, Tucuns, Lot. do Pórtico e São José.

Encontro entre o vereador e o vice-prefeito ocorreu durante a semana / foto reprodução do facebook

Esta é uma discussão antiga na cidade. Os bairros citados sofrem há anos com o problema de acúmulo da chuva, por conta de suas características geográficas que não permitem que as águas da chuva escoem. Em março de 2020, foram instaladas bombas e canos na praia, despejando água escura diretamente no mar. A sociedade civil questionou sobre a existência esgoto que sabe-se que são descartados ilegalmente no sistema de águas pluviais desses bairros, problema que se agrava durante enchentes nestes locais.

ADEUS BANDEIRA AZUL

A praia de Tucuns é uma das candidata a receber o selo internacional Bandeira Azul, que certifica as praias que atendem a uma série de critérios ambientais, educacionais e de segurança. Este símbolo é atribuído anualmente às praias que se candidatam e que cumprem um conjunto de critérios ligados à preservação ambiental. Desde de 2019, Tucuns estava na fase piloto de cadastro para o programa. 

Caso a medida seja efetuada, o local pode se distanciar desta possibilidade, pois resultaria na poluição, uma vez que a água depositada teria também rejeitos de esgoto.  As imagens a seguir mostram a situação da praia no ano passado:

A conselheira ambiental e representante do ServBúzios (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Armação dos Búzios), Denise Morand Rocha, fez um pronunciamento por meio das redes sociais, levantando a preocupação com a preservação da praia.

“ADEUS TUCUNS! Prepare sua linda praia para receber o esgoto de São José, Cem Braças, Pórtico, Tucuns e Capão. Adorei te conhecer limpinha! A Prefeitura acaba de anunciar que o INEA aprovou encaminhar a drenagem desses bairros, QUE NÃO TÊM REDE DE ESGOTOS, para a maravilhosa praia de Tucuns. Além de não perceber o tesouro que é essa água doce que deveria ser armazenada em lagoas porque não temos fontes nem rios, ainda fecham os olhos para as ligações de esgoto que vão certamente aparecer assim que for assentada a primeira manilha”.

Mônica Casarin, que também é conselheira ambiental e representante da AMOCA (Associação dos Moradores e Caseiros da Ferradura), também se pronunciou.

“Senhores vereadores, um conselho: Pensem e se informem antes de fazerem postagens!”.

Água despejada na praia de Tucuns | Imagem registrada em 2020: Redes Sociais

DISCUSSÃO NA CÂMARA

Questionada pela Prensa, a assessoria do vereador Lorram informou apenas que o parlamentar irá comentar o tema durante a sessão da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (25).

SOLUÇÕES PARALELAS

Enquanto o governo atual sugere ideias arriscadas, o arquiteto e ex-secretário de desenvolvimento urbano, Octávio Raja Gabaglia, desenvolve um projeto alternativo para solucionar o problema com menos risco de danos ambientais. A proposta visa construir duas lagoas para decantar a água da chuva e diminuir os alagamentos nos bairros.

A Prensa questionou os órgãos citados. A Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente ainda não enviaram respostas, já o Inea afirmou que ainda irá levantar as informações sobre o caso.

Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen lisans satın al office 2019 satın al follower kaufen instagram follower kaufen porno