Search
Degradê com CSS

Búzios propõe revogar dispositivos sobre Fundo de Honorários Advocatícios da Procuradoria Municipal

Sessão da Câmara de Búzios de sexta-feira (21). Imagem: CMAB
Sessão da Câmara de Búzios de sexta-feira (21). Imagem: CMAB

Proposta visa revogar artigos que tratam sobre o Fundo Especial de Honorários Advocatícios da Procuradoria-Geral do Município

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei 37/2021 que visa revogar artigos da lei que trata da estrutura administrativa municipal. A medida tem o objetivo de revogar a parte do texto que trata sobre o Fundo Especial de Honorários Advocatícios da Procuradoria-Geral do Município, com receita de honorários advocatícios sucumbenciais.

Segundo a justificativa do Executivo, “o projeto de lei visa retirar da Lei da Reforma Administrativa, o Fundo de Honorários Advocatícios da Procuradoria-Geral do Município, que deverá, como já sinalizado por alguns vereadores, ter tratamento próprio em lei específica.” Durante a sessão desta sexta-feira (21), o vereador, Raphael Braga, em uso da tribuna, lembrou que havia apontado “o erro” quando o projeto tramitava na Casa Legislativa no começo do ano.

Os honorários advocatícios sucumbenciais são os repasses aos advogados públicos nas ações judiciais ganhas pelo município.

Além de revogar os artigos, a proposta também prevê que as receitas obtidas pelo Fundo Especial de Honorários Advocatícios da Procuradoria serão revertidas ao erário. O projeto pretende revogar os artigos 57 a 67 da Lei 1.619, de 26 de janeiro de 2021.

A Lei em questão foi citada pelo juiz da Comarca de Búzios, quando pediu o afastamento de Alexandre no dia 13 de maio. Entre as justificativas, a decisão relatava que o prefeito pretendia distribuir quase R$ 2 milhões provindos do Fundo Municipal de Honorários De Sucumbência (art. 57 da Lei Municipal 1.619/2021) para os procuradores-gerais municipais.

Após o pedido de afastamento do cargo, Alexandre Martins, recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e conseguiu revogar a decisão, o que o manteve no cargo.

A proposta foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação para um parecer.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!